Astrônomos descobriram três novas galáxias anãs diferentes de qualquer outra já vista antes. As galáxias, batizadas de Sculptor A, B e C, estão localizadas na constelação do Escultor e são extremamente pequenas e isoladas, com apenas algumas centenas a milhares de estrelas e nenhum gás.
Essa característica as diferencia drasticamente da nossa galáxia, a Via Láctea, que possui cerca de cem bilhões de estrelas e é cercada por muitas galáxias anãs.
“Cidades fantasmas” estelares?
A descoberta foi feita por David Sand, astrônomo da Universidade do Arizona, enquanto examinava imagens do DESI Legacy Survey.
“Foi durante a pandemia”, disse Sand. “Eu estava assistindo TV e navegando pelo visualizador do DESI Legacy Survey, focando em áreas do céu que eu sabia que não tinham sido pesquisadas antes. Levou algumas horas de pesquisa casual e então bum! Elas simplesmente apareceram”.
- As imagens revelaram que todas as estrelas nessas galáxias são antigas, indicando que a formação de novas estrelas cessou há muito tempo;
- Essa descoberta intriga os cientistas, pois a maioria das galáxias anãs ultrafracas orbita galáxias maiores, e a influência gravitacional dessas galáxias massivas pode “roubar” o gás necessário para a formação de estrelas;
- No entanto, as galáxias Sculptor A, B e C estão isoladas, sem vizinhos galácticos de grande porte por perto;
- Uma possível explicação para a interrupção da formação estelar nessas galáxias é a Época da Reionização, período no universo primitivo em que a luz de estrelas jovens e brilhantes ionizou o gás hidrogênio presente no cosmos;
- Para galáxias pequenas como as Sculptor, esse processo pode ter removido todo o gás necessário para a formação de novas estrelas.

O estudo das galáxias Sculptor A, B e C oferece uma oportunidade única para investigar as condições do universo primitivo e os processos que moldaram a formação e evolução das galáxias. A descoberta dessas “cidades fantasmas” estelares abre novas portas para a compreensão da história do cosmos e da diversidade de estruturas que o compõem.
Leia mais:
- Galáxia ancestral pode mudar tudo o que sabemos sobre a formação do Universo
- 10 curiosidades sobre a Via Láctea, a galáxia de onde surgem bolhas misteriosas
- Qual é a galáxia mais antiga do Universo?
Para entender melhor todo esse processo, os pesquisadores planejam usar as galáxias Sculptor para treinar uma rede neural que possa identificar mais desses objetos, acelerando novas descobertas.