Musk: gesto em posse de Trump causa indignação por lembrar nazismo

Gesto em questão foi movimento com mão direita que, para muitos, lembrou saudação nazista, enquanto outras pessoas dizem que ele remonta ao Império Romano
Rodrigo Mozelli20/01/2025 20h11
Silhuetas de Donald Trump e Elon Musk; ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos
Bilionário e presidente eleito estão endossando discursos de extrema-direita (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em discurso realizado durante a posse de Donald Trump, nesta segunda-feira (20), o empresário e novo chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), Elon Musk, fez um gesto que gerou muita indignação nas redes sociais.

O gesto em questão foi um movimento com a mão direita que, para muitos, lembrou uma saudação nazista, enquanto outras pessoas dizem que ele remonta ao Império Romano. Ao subir no palco, ele pulou e balançou os braços efusivamente, visivelmente empolgado.

Elon Musk discursando; atrás, a bandeira dos Estados Unidos
Bilionário vem causando polêmicas há bastante tempo (Imagem: Reprodução/X/Elon Musk)

No X, Musk compartilhou o vídeo de seu discurso, escrevendo que “o futuro é muito empolgante“.

Segundo o The Independent, a âncora da CNN, Erin Burnett, ressaltou que a saudação foi “estranha“. “Aplausos de pé para Elon Musk. De longe, a maior recepção do dia. Você o viu sair com aquela saudação de aparência estranha. Foi estranho“, disse.

A seguir, veja a reação ao gesto de Musk nas redes sociais:

Yeah Elon gave a Sieg Heil

[image or embed]

— Nick (derogatory) ✨ (@slothropsmap.bsky.social) 20 de janeiro de 2025 às 17:03

Leia mais:

Elon Musk
Musk estava muito eufórico durante a posse de Trump (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

Vale lembrar que o bilionário vem causando polêmica por endossar discursos de partidos de extrema-direita na Europa, o que muitos especialistas veem como tática para desestabilizar a democracia no continente (leia mais aqui).

Além disso, muitos clientes da Tesla, fabricante de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) de propriedade de Musk, alegaram que estão migrando para outras montadoras por conta dos discursos políticos e posição política do empresário (leia mais aqui).

Musk também virou meme

  • Durante seu discurso, Trump falou sobre a ida à Marte, confirmando que vai reunir esforços para fazer isso acontecer;
  • Musk ficou eufórico com o que o novo presidente dos EUA disse e foi flagrado levantando os dois dedões das mãos, o famoso “joinha”;
  • O vídeo virou viral e meme nas redes sociais e o próprio empresário o compartilhou no X, dizendo que “a América está indo para Marte“.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.