Como será a integração do Gemini na linha Samsung Galaxy?

IA do Google vai passar a integrar apps padrões dos smartphones da sul-coreana
Por Matheus Labourdette, editado por Rodrigo Mozelli 23/01/2025 01h00
Ícone de aplicativo do Gemini em celular Android
Aplicativo do Google Gemini baixado em um celular (Imagem: mundissima/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung tem como foco atual, em sua linha de celulares, expandir o uso da inteligência artificial (IA). Por isso, a parceria com o Google para utilização do Gemini em seus dispositivos, confirmada nesta quarta-feira (22) durante o evento da sul-coreana, o Galaxy Unpacked.

A informação já havia sido vazada pelo 9to5Google, indicando que a IA da gigante das buscas vai começar a ser utilizada a partir do Galaxy S25 e será integrada a aplicativos padrões da empresa, como Notes, Reminder e Calendar.

Galaxy S25 e I.A
Galaxy S25 contará com o Gemini em seu sistema (Imagem: Wongsakorn 2468/Shutterstock)

Nos últimos lançamentos da gigante sul-coreana, a participação da inteligência artificial se restringia a algumas funções mais básicas. O Circule para Pesquisar era o foco do Google no S24. Porém, este ano, seu uso será expandido para outras funções mais complexas.

Vazamento de informações da Samsung

O usuário do X, Chunvn8888, conhecido por vazar informações da Samsung, publicou, em seu perfil, capturas de tela da possível interface dos aplicativos. Notes, Calendar e Reminder vão ter a opção de ativar ou não o Gemini.

Interface dos aplicativos da Samsung com a I.A Gemini
Interface dos aplicativos da Samsung com o Gemini (Imagem: Reprodução/X/@chunvnv8888)

Para o Calendar, a IA será capaz de criar, agendar, remarcar e cancelar eventos, além de gerar compromissos, reuniões e celebrações a partir de imagens. Da mesma forma, o Gemini pode ser utilizado com o Reminder.

Ao mesmo tempo, o Notes também será integrado com a IA, sendo capaz de criar novas anotações, alterar ou resumir aquelas já existentes, bem como “reaver suas anotações baseado em descrições e títulos”.

Leia mais:

Novos recursos do Gemini em 2025

Uma as primeiras novidades deste ano é o novo design da barra de acesso do app. Agora, a prévia que aparece na tela inicial consiste em apenas uma barra com os dizeres “Pergunte ao Gemini”, um botão de microfone (para comandos de voz) e o ícone do Gemini Live.

Em dezembro, o Google anunciou os testes do Gemini 2.0 Flash Experimental (modelo com mais velocidade que o 1.5) e o 2.0 Experimental Advanced (com mais poder de raciocínio, codificação e acompanhamento de instruções, além de desempenho melhorado).

Redator(a)

Matheus Labourdette é redator(a) no Olhar Digital

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.