Astronauta da NASA grava vídeo de aurora boreal ‘muito verde’ do espaço

O astronauta Don Petit, da NASA, postou um vídeo curto de aurora boreal "intensamente verde" vista da Estação Espacial Internacional (ISS)
Pedro Spadoni28/01/2025 15h39, atualizada em 30/01/2025 09h35
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aurora boreal é fascinante, não importa se vista da Terra ou do espaço. Mas observar o fenômeno de cima para baixo pode ser difícil de conceber na imaginação. Por sorte, existe internet e redes sociais. E astronautas dispostos a postar momentos tão belos quanto intrigantes vividos no espaço.

Um deles é Don Pettit, da NASA. O astronauta gravou um vídeo curto do que chamou de “aurora [boreal] intensamente verde” vista da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). E postou as imagens na sua página no X (antigo Twitter) no começo de janeiro de 2025. Confira abaixo:

Aurora boreal de Ano Novo encanta os céus dos EUA e da Europa

Enquanto muitos celebravam a chegada de 2025 com fogos de artifício, a natureza fez seu próprio espetáculo. A aurora boreal enfeitou os céus de algumas partes da Terra na virada de ano.

aurora de ano novo
Aurora de Ano Novo registrada em 31 de dezembro de 2024 (Imagem: Jure Atanackov/Reprodução – X)

No dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, duas grandes erupções solares dispararam ejeções de massa coronal (CME) em direção à Terra. Esse material, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), atravessou a magnetosfera da Terra (uma espécie de escudo protetor do planeta), gerando tempestades geomagnéticas. E iluminando o céu com luzes coloridas.

De acordo com a plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com, esse fenômeno foi visível em várias partes do mundo, até mesmo em áreas mais afastadas do polo norte, como a Califórnia, nos EUA, a Áustria e a Alemanha.

Saiba mais sobre o espetáculo natural na virada para 2025 nesta matéria do Olhar Digital.

Leia mais:

O que é aurora boreal?

A aurora boreal é um fenômeno ótico que ocorre nas regiões polares do Hemisfério Norte, como Alasca, Canadá, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. É um espetáculo de luzes coloridas que dançam no céu noturno, com tons de verde, rosa, vermelho e roxo.

Visão do espaço de uma aurora boreal
Aurora boreal é um espetáculo de luzes que dançam no céu noturno, com tons de verde, rosa, vermelho e roxo (Imagem: muratart/Shutterstock)

O fenômeno é causado pela interação de partículas carregadas do vento solar com os gases da atmosfera terrestre. Quando essas partículas colidem com os átomos e moléculas da atmosfera, liberam energia em forma de luz. A cor da luz depende do tipo de gás e da altitude em que a colisão ocorre.

Outras curiosidades sobre o fenômeno:

  • Também ocorre no Hemisfério Sul, onde é chamado de aurora austral;
  • A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais fotografados do mundo;
  • Algumas culturas antigas acreditavam que a aurora boreal era um portal para o mundo dos espíritos.
Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.