Google contesta multa antitruste bilionária da União Europeia

Empresa argumenta que está sendo punida por seu sucesso e contesta alegações de práticas anticoncorrenciais no Android
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 28/01/2025 15h46
Fachada do Google
(Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está desafiando a maior multa antitruste da União Europeia, que o penaliza em 4,34 bilhões de euros, no Tribunal de Justiça Europeu. As informações são do Wall Street Journal.

A multa foi imposta em 2018, após a Comissão Europeia acusar o Google de abusar de seu domínio com o Android, forçando fabricantes de dispositivos e operadoras a pré-instalar seus aplicativos, como o mecanismo de busca Google e o navegador Chrome, para direcionar o tráfego para seus serviços.

Google entende que multa é injusta

  • A empresa argumenta que a comissão cometeu erros em sua decisão e que está sendo penalizada por seu próprio sucesso.
  • Segundo o Google, os usuários preferem seus serviços e o Android oferece opções e liberdade aos consumidores, competindo diretamente com o iOS da Apple.
  • Além disso, a empresa afirma que seus acordos com fabricantes criaram mais opções, não menos, para os usuários.

Embora o Google já tenha sido multado com bilhões de euros pela UE em outras ocasiões, como em 2017 por práticas anticompetitivas no mercado de comparação de preços, ele busca agora reverter a decisão sobre o Android.

Google quer reverter decisão que pretente multá-lo em bilhões de euros (Imagem: Sergei Elagin / Shutterstock.com)

A comissão acredita que os acordos do Google com fabricantes de dispositivos deram à empresa uma vantagem injusta no mercado de buscas, especialmente com o crescimento dos smartphones.

Leia mais:

A decisão final sobre o caso pode demorar meses, e uma vitória da Comissão Europeia poderia aumentar as tensões entre a UE e os EUA, já que o presidente Donald Trump criticou as multas contra empresas americanas.

Além disso, o Google teve que modificar sua abordagem, oferecendo aos usuários mais opções de mecanismo de busca e navegador, em conformidade com o Digital Markets Act da UE.

A Comissão Europeia também continua investigando outras práticas anticompetitivas do Google, incluindo sua Play Store e negócios de publicidade.

União Europeia mantém investigações sobre as operações do Google (Reprodução: Ascannio/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.