(Imagem: Anna Moneymaker/Shutterstock)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que tarifas sobre chips de computador estrangeiros, semicondutores e produtos farmacêuticos estão por vir “em breve”. A fala ocorreu durante discurso na House GOP Issues Conference realizada no Trump National Doral Resort, em Miami, na segunda-feira (28).
Trump chamou de “ridículos” os US$ 52 bilhões em subsídios do Chips Act, aprovados durante o governo de Joe Biden. O raciocínio (leia-se: aposta) do republicano é o seguinte: as empresas construirão fábricas nos Estados Unidos para evitar impostos mais altos.
No discurso, Trump disse que, para trazer a produção desses bens de volta para os EUA, “não queremos dar bilhões de dólares como esse programa ridículo do Biden”. Em vez disso, o incentivo para os fabricantes será: “eles não vão querer pagar imposto”, conforme reportado pelo The Verge.
Em 2024, o Departamento de Comércio disse que, até então, havia “anunciado mais de US$ 30 bilhões em investimentos privados do Chips Act, abrangendo 23 projetos em 15 estados”, com 16 novas instalações de fabricação em andamento, apontou o site de tecnologia.
Um relatório da Consumer Technology Association (CTA) elaborado no mesmo ano apontou que as tarifas propostas por Trump poderiam aumentar os preços de laptops e tablets em 46%, consoles de videogame em 40% e smartphones em 26% (saiba mais nesta matéria do Olhar Digital).
Leia mais:
No mesmo discurso, Trump avaliou o boom recente da DeepSeek, startup de inteligência artificial (IA) chinesa, como positivo. “(…) Desenvolver um método mais rápido de IA e mais barato, isso é bom. Eu vejo isso como algo positivo, se for um fato e for verdade, e ninguém sabe (…)”.
O presidente também disse que o desenvolvimento do modelo de IA da DeepSeek deve servir de alerta para empresas estadunidenses. Segundo Trump, o boom reforça que companhias dos EUA precisam estar “muito concentradas em competir para vencer”. A corrida continua.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de janeiro de 2025 11:51