Micróbios ajudam a reduzir gás tóxico da atmosfera, revela estudo

Uma pesquisa revelou que micróbios podem reduzir o monóxido de carbono na atmosfera, gás perigoso para a nossa saúde
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 30/01/2025 18h43, atualizada em 03/02/2025 21h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Monash University, em Melbourne, Austrália, descobriram como micróbios desempenham um papel crucial na redução dos níveis de monóxido de carbono (CO) na atmosfera, um gás altamente tóxico responsável por milhares de mortes anualmente.

O estudo, publicado na Nature Chemical Biology, revela, em nível atômico, como esses micróbios consomem o CO utilizando uma enzima chamada desidrogenase de CO.

Essa enzima permite que os micróbios extraíam energia do CO, transformando-o em uma fonte de alimentação vital, ao mesmo tempo em que contribuem para a limpeza da atmosfera.

Leia mais:

Ação dos micróbios pode até mesmo mitigar os efeitos do aquecimento global, pois o CO é um gás do efeito estufa – Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock

Micróbios nos ajudam de maneira inesperada

  • Embora mais de dois bilhões de toneladas de CO sejam liberadas para a atmosfera todos os anos, os micróbios conseguem consumir cerca de 250 milhões de toneladas desse gás, tornando o ambiente mais seguro.
  • A pesquisa mostrou que esses micróbios, presentes em solos e águas, utilizam o CO para sua sobrevivência, ajudando inadvertidamente a reduzir a poluição do ar e combatendo o aquecimento global, já que o CO também é considerado um gás de efeito estufa.
  • A descoberta não tem aplicação direta para monitoramento ou combate das emissões de CO, mas aprofunda nossa compreensão de como a atmosfera se regula e de que forma ela pode reagir a futuras mudanças ambientais.

Os cientistas ressaltaram a importância dos micróbios para a saúde planetária, já que além de desintoxicar poluentes, como o CO, eles também produzem metade do oxigênio que respiramos.

O estudo destaca a necessidade de melhor compreensão e valorização desses organismos invisíveis, que têm um papel fundamental em nossa sobrevivência e na manutenção de um ambiente saudável.

Ilustração de micróbios
Micróbios que não podemos enxegar possuem um papel crucial na qualidade da nossa atmosfera – Créditos: peterschreiber.media/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.