Uma nova tecnologia capaz de cultivar mini órgãos em microchips foi desenvolvida nos laboratórios de Ali Brivanlou e Charles M. Rice da Universidade Rockefeller (EUA), com o intuito de rastrear milhares dessas infecções de uma vez.

Essa descoberta revolucionária foi publicada no Stem Cell Reports e poderá aumentar a nossa compreensão sobre as infecções e dos tratamentos por medicações para melhor combatê-las. Os pesquisadores desenvolveram plataforma de tecnologia de cultura de células capaz de desenvolver brotos pulmonares geneticamente idênticos.

Leia mais:

Essas estruturas embrionárias dão origem aos nossos órgãos respiratórios, e esse sistema foi construído a partir de células-tronco embrionárias humanas (hESCs). Entenda como a descoberta funciona:

publicidade
  • Quando os hESCs são colocados em uma série de microchips e dosados ​​com coquetel personalizado de moléculas de sinalização, eles se organizam instantaneamente em “micropulmões” – e possuem toda a complexidade do tecido;
  • Esses brotos pulmonares podem ser multiplicados em milhares, permitindo uma análise muito mais intensa sobre a infecção do tecido pulmonar, com todas as variáveis ​​barulhentas dos métodos comuns;
  • Como resultado, os pesquisadores obtêm acesso ilimitado e prático ao tecido pulmonar que possui as principais características do desenvolvimento do pulmão humano.

“Esses pulmões são basicamente clones”, afirma Ali Brivanlou. “Eles têm exatamente a mesma assinatura de DNA. Dessa forma, não precisamos nos preocupar com um paciente respondendo de maneira diferente do outro. A quantificação nos permite manter a informação genética constante e medir a variável-chave – o vírus”.

Essa descoberta poderá ser forte aliada para investigar questões relacionadas ao pulmão, como a gripe, VSR, doenças pulmonares e câncer de pulmão, além de outras doenças. Os mini pulmões também poderão ser úteis para investigar novos tratamentos e medicações. “A plataforma também nos permitirá responder à próxima pandemia com muito mais velocidade e precisão”, afirma Brivanlou.

Podemos capitalizar rapidamente esta plataforma para tornar um vírus visível e desenvolver terapias muito mais rapidamente do que fizemos para a Covid. Ele pode ser usado para rastrear medicamentos, compostos, vacinas, anticorpos monoclonais e mais diretamente no tecido humano. Estamos prontos para enfrentar todos os tipos de ameaças que possam nos atingir no futuro.

Ali Brivanlou

Com informações de MedicalXpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!