Nosso corpo leva mesmo 7 anos para se renovar por completo?

Regeneração das células varia conforme o tipo e a função, desafiando a ideia de que o corpo se renova completamente a cada sete anos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 01/02/2025 03h51
corpo humano
Imagem: AePatt Journey/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mito de que nossos corpos renovam completamente as células a cada sete anos é amplamente difundido, mas não corresponde à realidade científica.

Essa ideia surgiu de um estudo de 2005 que sugeriu que a vida útil média das células humanas poderia variar de sete a dez anos, com base em um novo método de datar células.

No entanto, o corpo humano é composto por uma grande variedade de tipos de células, cada uma com diferentes funções e necessidades, e a regeneração celular ocorre de forma desigual e não sincronizada.

Renovação de algumas células é bastante rápida

  • Algumas células, como as do revestimento do estômago, se renovam rapidamente — em cerca de 10 dias — para proteger o órgão do ácido corrosivo.
  • O sistema digestivo, por exemplo, é responsável por cerca de 12% da renovação celular diária, já que o corpo renova aproximadamente 330 bilhões de células a cada dia.
  • A maior parte dessa renovação, no entanto, é atribuída às células sanguíneas, especialmente os glóbulos vermelhos, que têm uma vida útil média de 120 dias e representam 65% do volume total de células renovadas diariamente.
As células do corpo têm ciclos de renovação diferentes, mas uma parte delas se renova em pouco tempo (Imagem: Sebastian Kaulitzki / Shutterstock)

Por outro lado, células do sistema nervoso central, como os neurônios, não se regeneram espontaneamente, o que explica por que lesões no cérebro e na medula espinhal são tão graves.

Leia mais:

Esses neurônios podem durar toda a vida do indivíduo, e alguns estudos sugerem que podem sobreviver ainda mais tempo se transplantados.

Em resumo, embora o corpo esteja sempre renovando suas células, essa renovação não segue um ciclo uniforme e muito menos acontece de forma sincronizada a cada sete anos. O conceito de renovação celular é muito mais complexo do que o mito sugere.

A renovação celular não ocorre de uma vez no corpo todo, e é mais complexa do que parece – Imagem: Billion Photos/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.