Petrobras anuncia redução no preço do gás natural

Segundo a empresa, o preço do gás natural teve uma redução média de 1% para as distribuidoras em relação ao trimestre anterior
Alessandro Di Lorenzo03/02/2025 09h28, atualizada em 09/07/2025 15h52
gs-natural-1-1920x1080.png
Imagem: Agência Petrobras
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma boa notícia para as famílias brasileiras. O preço do gás natural teve uma redução média de 1% para as distribuidoras em relação ao trimestre anterior. Segundo a Petrobras, os novos valores já entraram em vigor.

Ainda de acordo com a estatal, a diminuição acontece em função das regras de reajustes previstas nos contratos com as distribuidoras. Apesar de favorecer uma queda, a medida não quer dizer que o preço do combustível vai diminuir nos postos.

Queda de 23% no preço do gás natural desde 2022

O anúncio da redução no preço do gás natural foi realizado pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Ela destacou que o valor do produto apresenta uma redução média de 23% desde dezembro de 2022.

Petrobras confirmou redução no preço do gás natural (Imagem: Donatas Dabravolskas/Shutterstock)

“Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras acumula uma redução de até 23%, incluindo os efeitos da redução de 1% em fevereiro de 2025”, afirmou a presidente da empresa.

A estatal destacou ainda que a diminuição não se refere ao preço do gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. Isso significa que este produto não terá alteração no valor de comercialização.

Leia mais

Bomba de gasolina em posto de combustível
Postos não necessariamente irão diminuir os preços do combustível (Imagem: ThePowerPlant/Shutterstock)

Consumidores vão sentir alívio no bolso?

  • De acordo com a Petrobras, o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda pela companhia.
  • Neste cálculo, entra também o custo do transporte até a distribuidora, além do portfólio de suprimento de cada distribuidora e suas margens de lucro.
  • Outro fator que influencia nos preços são os tributos federais e estaduais.
  • No caso do gás natural veicular (GNV), estão incluídos também os custos dos postos de revenda.
  • Por isso, não é possível garantir que os postos reduzam o valor de venda do combustível.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.