Pedaço de pigmento Azul Egípcio é do tamanho de um pequeno melão (Imagem: Simona Murrone/Parque Arqueológico do Coliseu)
Um lingote com o tamanho aproximado de uma toranja inchada, representando o pigmento sintético mais antigo da humanidade – que, há dois mil anos, teria custado verdadeira fortuna – foi descoberto nos terrenos do imponente palácio do imperador Nero, palco de festas lendárias que chocavam e fascinavam os antigos romanos.
Segundo informações do IFLScience, a descoberta ocorreu durante as escavações na Domus Aurea, a grandiosa residência encomendada por Nero e situada nas proximidades do Coliseu, no coração da Roma Antiga.
Construída após o Grande Incêndio de 64 d.C. – desastre que Nero foi acusado de provocar para abrir espaço a seu novo e suntuoso palácio – o local revelava, entre outros vestígios, dois reservatórios que continham os pigmentos utilizados nas decorações murais, incluindo finas camadas de ocre vermelho e amarelo. Contudo, o destaque ficou por conta do robusto lingote de pigmento azul egípcio, pesando 2,4 kg.
A Domus Aurea era sinônimo de extrema opulência, característica compatível com o perfil do tirânico e autocomplacente imperador. O complexo abrigava dezenas de salas ricamente decoradas, banheiros com água comum e sulfurosa e diversos salões de banquetes – entre eles, a famosa coenatio rotunda, cujo teto giratório simulava o movimento dos céus.
Leia mais:
Pesquisadores do Parque Arqueológico do Coliseu esperam que as investigações em andamento na Domus Aurea revelem ainda mais evidências do uso do pigmento azul egípcio e elucidem como os artesãos antigos exploravam essas tonalidades tão impressionantes.
“A profundidade do azul deste pigmento é realmente incrível,” afirmou Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, em comunicado. “Mais uma vez, a Domus Aurea nos surpreende, revelando o esplendor das cores utilizadas pelos pintores que habilidosamente decoraram os ambientes deste precioso e refinado palácio imperial.”
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de fevereiro de 2025 22:47