Sinais de vida podem ser escondidos por movimentação oceânica em lua de Saturno

Estudo aponta que a lua Encélado, de Saturno, pode esconder sinais de vida devido ao movimento de seu oceano subterrâneo
Flavia Correia10/02/2025 17h05
enclado-1920x1080
Representação artística da lua Encélado, de Saturno, local com potencial para abrigar vida alienígena. Crédito: Naeblys - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um artigo publicado na última quinta-feira (6) na revista Communications Earth and Environment traz novas informações sobre as plumas de vapor d’água do polo sul de Encélado, uma das luas de Saturno. Essas plumas fornecem dados sobre o oceano subterrâneo daquele corpo celeste, uma área importante na busca por sinais de vida. 

Os pesquisadores investigaram o comportamento físico do oceano de Encélado e descobriram que as camadas de água no fundo do mar dificultam a subida de material para a superfície. Essas camadas formam barreiras que retardam a movimentação de substâncias, o que complica a detecção de sinais de vida, caso existam. 

A pesquisa sugere que os traços de vida, como micróbios e compostos orgânicos, podem se decompor ou se transformar enquanto sobem pelas camadas do oceano.

“Detectar vida em Encélado é como tentar encontrar vida nos oceanos profundos da Terra apenas com amostras retiradas da superfície”, explicou Flynn Ames, principal autor do estudo e professor da Universidade de Reading, em um comunicado.

Movimentação oceânica impede o transporte de partículas para as plumas de Encélado. Na imagem acima, as comparações nos níveis de temperatura, salinidade, estratificação e idade. Crédito: Ames, F., Ferreira, D., Czaja, A. et al.

Leia mais:

Oceano na lua de Saturno é como água e óleo

Segundo Ames, é como se o oceano de Encélado se comportasse de forma semelhante a uma mistura de óleo e água, com camadas que resistem à confluência.”Essas barreiras naturais podem prender partículas e traços químicos de vida nas profundezas abaixo por centenas a centenas de milhares de anos”, disse ele. “Anteriormente, pensava-se que essas coisas poderiam chegar eficientemente ao topo do oceano em alguns meses”.

vida encélado
Ilustração 3D das plumas de vapor de água na lua Encélado. Crédito: Jurik Peter / Shutterstock

O autor também alerta que as futuras missões espaciais a Encélado devem ser cautelosas ao coletar amostras da superfície, já que os sinais de vida no fundo do oceano podem não ser detectados devido a essas camadas protetoras. 

Para realizar a pesquisa, os cientistas usaram modelos de computador baseados nos oceanos da Terra, que também podem ajudar na busca por vida em outros lugares do Sistema Solar.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.