Onda de calor extremo: sensação térmica pode chegar a 70ºC no Brasil?

Projeção de sensação térmica foi feita por pesquisadores da USP e leva em conta a temperatura e o nível de umidade relativa do ar
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 11/02/2025 15h28, atualizada em 12/02/2025 14h17
Termômetro marcando temperaturas altas em montagem para ilustrar calor e aquecimento global
(Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você mora em alguma cidade das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil é bom se preparar para dias de temperaturas altíssimas. Isso e resultado da atuação de uma nova onda de calor extremo.

O fenômeno extremo está previsto para durar até o dia 21 de fevereiro e pode causar sensação térmica recorde. Uma tabela divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e adaptada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) calcula justamente esse índice.

De acordo com especialistas, a tabela é correta, mas ignora dados como a força do vento. Por isso, apesar de inicialmente ter sido divulgado na imprensa que a sensação térmica em Porto Alegre poderia chegar a 70ºC nesta terça-feira (11), isso acaba sendo algo muito difícil de acontecer no Brasil.

A temperatura na cidade chegou a 39°C, com umidade relativa do ar de 36%, resultando em uma sensação térmica de pouco mais de 47°C, alta, mas ainda distante dos 70ºC. A tabela só é 100% aplicável se o local não tiver vento. Ou seja, a tabela sozinha não é um índice preciso para todos os locais. As informações são do Globo Rural.

Tabela de Climatologia Aplicada da USP (Imagem: Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo)

Sensação térmica pode ser medida cientificamente?

  • A sensação térmica ou temperatura aparente, como também é chamada, é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar.
  • Por isso, ela pode diferir da temperatura real marcada pelos termômetros.
  • Em geral, para calcular a sensação térmica, é preciso considerar a temperatura e o nível de umidade relativa do ar.
  • O ponto de encontro entre as duas medidas é a sensação térmica, mas como citamos, fatores como o vento também influenciam. 
Calor extremo
Altas temperaturas aumentam risco de desidratação (Imagem: Marc Bruxelle/Shutterstock)

Leia mais

Nova onda de calor deve atingir Sudeste e Nordeste

Segundo o Climatempo, a onda de calor no Sudeste e no Nordeste está sendo prevista para o período de 12 a 18 de fevereiro e poderá causar calor em torno de 40 °C em áreas do estado do Rio de Janeiro, Minas Gerias, Bahia, Pernambuco e Piauí.

Mesmo que não entrem na classificação de onda de calor, capitais como São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Brasília e Salvador devem ter temperaturas 3 a 5 °C acima da média climatológica prevista para fevereiro.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.