Tela do navegador Microsoft Edge (Reprodução: cfalvarez/Shutterstock)
Cada vez mais, programas maliciosos vêm se sofisticando e se camuflando para roubar informações por meio de sites e links. No Microsoft Edge, você pode acionar alguns recursos para aumentar a segurança do navegador. Abaixo, veja como configurá-los.
Ao ser ativado, esse recurso do Microsoft Edge bloqueará rastreadores de sites que você não visitou e de certas páginas que você talvez já conheça. Quando acionado, ele poderá eventualmente diminuir a personalização de alguns anúncios exibidos e reduzir o funcionamento de determinados conteúdos.
Para configurar a ferramenta, clique primeiramente nos três pontos que se encontram na parte superior do Edge. Depois, na janela suspensa, clique em “Configurações”.
Em seguida, na lateral direita do navegador, clique em “Privacidade, pesquisa e serviços”. Por fim, ative o modo “Prevenção de rastreamento” e clique em um dos três níveis de segurança apresentados – eles trarão diferentes níveis de prevenção.
Após ser acionada, a exclusão automática de dados sumirá com algumas informações de navegação do Microsoft Edge assim que ele for fechado. Desse modo, você evitará que parte desse histórico fique salvo, por exemplo, em computadores compartilhados ou públicos.
Para fazer isso, abra inicialmente o navegador e clique nos três pontos que se encontram na parte superior da plataforma. Na janela suspensa, clique em “Configurações”. Adiante, na lateral direita do navegador, clique em “Privacidade, pesquisa e serviços” e vá para o setor “Excluir dados de navegação”. Lá, clique em “Escolha o que você quer limpar sempre que fechar o navegador”.
Afinal, na próxima tela, ative as opções de informações que você deseja que sejam excluídas ao fechar o Edge, como “Cookies e outros dados do site”.
Ao ser ativado, o Defender SmartScreen bloqueará a ação de softwares maliciosos durante o seu acesso a certos sites e downloads. Entretanto, o recurso poderá identificar erroneamente como perigosos determinados links e arquivos. Nesses casos, basta prosseguir para chegar ao conteúdo.
Para gerenciar a ferramenta, clique primeiramente nos três pontos da parte superior do Microsoft Edge. Em seguida, na janela suspensa, clique em “Configurações”. Adiante, na lateral direita, clique em “Privacidade, pesquisa e serviços” e vá para o setor “Segurança”. Lá, ative a função e, logo abaixo, faça o mesmo com o modo “Bloquear aplicativos potencialmente indesejados”.
Leia mais:
Após ser acionada, a segurança aprimorada aumentará a proteção do navegador diante de softwares maliciosos que planejem roubar seus dados.
Para ativar a função, clique inicialmente nos três pontos que se encontram na parte superior do navegador. Logo após, na lateral direita da plataforma, clique em “Privacidade, pesquisa e serviços” e, na tela ao lado, vá para o setor “Segurança”. Lá, marque o modo “Aprimore sua segurança na web” e, em seguida, escolha entre as opções “Equilibrado” e “Estrito” – elas trarão diferentes níveis de prevenção.
Ao ser ativado, o recurso HTTPS Automático assegurará que seus dados sejam criptografados na URL antes de serem transmitidos para o site destinado. Assim, caso alguém tente interceptar seu tráfego, essa pessoa terá dificuldade para acessá-lo, já que as informações não estarão desprotegidas quando forem enviadas.
Para habilitar essa ferramenta, digite edge://flags/#edge-automatic-https na barra de endereço do Microsoft Edge e aperte a tecla Enter. Logo após, na tela aberta, vá para o setor “Automatic HTTPS”, clique na seta apontada para baixo e selecione a opção “Enabled”. Afinal, reinicie o navegador para concluir a alteração.
Para participar e usufruir de informações do Olhar Digital no WhatsApp, o usuário deve seguir o Canal do site na seção “Atualizações” do aplicativo e ativar as notificações para ser avisado sobre novos conteúdos. Aprenda a fazer isso nos passos abaixo:
*Com informações da Microsoft.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de agosto de 2025 12:24