Reviravolta pode fazer Starlink ‘conquistar’ enorme mercado

As leis do Vietnã proíbem o controle estrangeiro de provedores de internet via satélite, mas uma mudança repentina pode beneficiar Starlink
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 18/02/2025 10h43
Celular com logotipo da Starlink na tela
(Imagem: Ssi77/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após uma série de tentativas frustradas, a SpaceX pode finalmente fornecer serviços da Starlink, internet via satélite, no Vietnã. A hipótese ganhou força após uma repentina mudança de postura do governo vietnamita.

Até agora, as leis do país proibiam o controle estrangeiro de provedores de internet via satélite. No entanto, a adoção de um conjunto de novas regras permitiria que a empresa Elon Musk atuasse no território.

As tentativas da SpaceX de entrar no Vietnã foram suspensas no final de 2023, depois que o país se recusou a suspender a proibição do controle estrangeiro de provedores de internet via satélite. Este foi um duro golpe para a empresa, que buscava ingressar em um mercado de quase 100 milhões de pessoas.

Empresa pode entrar em um mercado de quase 100 milhões de pessoas (Imagem: Thomas Dutour/Shutterstock)

Agora, no entanto, o parlamento vietnamita está discutindo um projeto que visa mudar a atual legislação. O texto permitiria o controle estrangeiro total das operações para provedores de internet que possuem uma rede de satélites de órbita baixa, o que beneficiaria a companhia de Musk.

Segundo as autoridades do Vietnã, a medida busca “remover obstáculos nas atividades científicas, tecnológicas e de inovação”. Se aprovada, a nova regra ainda dependeria de sanção do primeiro-ministro do país.

Leia mais

Elon Musk durante evento
Mudança nas regras agradaria Musk, que tem um cargo no governo dos EUA (Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)

Medida pode impedir a imposição de tarifas dos EUA contra o Vietnã

  • O governo vietnamita disse que a empresa de Musk planeja investir US$ 1,5 bilhão (mais de R$ 8,5 bilhões) no país.
  • Segundo analistas, esta mudança de postura pode ter relação com as ameaças de imposição de tarifas feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
  • A aprovação da proposta permitiria maiores investimentos norte-americanos no país, além de ser benéfica para Musk, que possui um cargo dentro da Casa Branca.
  • A SpaceX e o Ministério da Informação do Vietnã não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto até agora.
  • As informações são da Reuters.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.