Adeus, Inspire: Amazon encerra feed que imita TikTok

Desistência pode estar ligada ao número insuficiente de criadores na plataforma, já que a receita é maior em outras redes
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 19/02/2025 14h47, atualizada em 04/03/2025 08h40
Captura-de-tela-2025-02-19-130001-1-1920x1080.png
Feed no app da Amazon segue conceito do TikTok (Imagem: Amazon/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon desistiu do feed de vídeos e fotos de formato curto “Inspire”, até então disponível no aplicativo da varejista. O design seguia conceitos do TikTok e funcionava como uma fonte de inspiração para clientes a partir de conteúdo criado por influenciadores e marcas.

“Nós avaliamos regularmente vários recursos para melhor nos alinharmos com o que os clientes nos dizem que é mais importante e, como parte disso, o Inspire não está mais disponível”, informou uma porta-voz da empresa ao site TechCrunch.

Lançado em 2022, o recurso foi alvo de polêmica logo no início após uma tentativa fracassada da Amazon de convidar influenciadores para enviar vídeos. A empresa ofereceu US$ 25 por gravação — uma compensação muito baixa, segundo os selecionados.

Mensagem informa clientes sobre indisponibilidade do Inspire (Imagem: Captura de tela)

Leia Mais:

Inspire foi um sonho frustrado da Amazon

O encerramento do projeto pode estar ligado ao número insuficiente de criadores na plataforma, já que a receita pode ser maior em outras redes, segundo o TechCrunch. 

O porta-voz não explicou o motivo exato para a desistência, mas citou outras maneiras pelas quais os clientes da Amazon ainda podem se inspirar, incluindo as vitrines dos criadores da Amazon, coleções selecionadas, e seu assistente de compras, Rufus.

“Além da Amazon, sabemos que os clientes buscam inspiração e recomendações de produtos em feeds sociais, e estamos inovando para tornar a compra de produtos da Amazon mais agradável por meio de integrações perfeitas de mídia social”, acrescentou.

Amazon investe em parcerias e IA para inspirar clientes (Imagem: bluestork/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, a Amazon buscou se garantir em outros canais, diminuindo a necessidade de seu próprio recurso de vídeo curto. Desde novembro de 2023, por exemplo, a varejista tem uma parceria com o Instagram que facilita as compras em seu site a partir do aplicativo de propriedade da Meta.

De qualquer maneira, o timing para abandonar o Inspire é, no mínimo, curioso, já que o TikTok, de propriedade da chinesa ByteDance, passa por um momento de incertezas nos Estados Unidos. O recurso poderia servir como uma alternativa aos clientes americanos que buscavam avaliações de produtos de TikTokers.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.