Twitch vai apagar vídeos: streamers terão limite de horas para destaques

Medida, que entra em vigor em abril, visa otimizar recursos e aumentar a eficácia de ferramentas como "Clips" e o "Feed Móvel"
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 20/02/2025 17h02
twitch
Imagem: Ink Drop/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Twitch anunciou que, a partir de 19 de abril, passará a limitar os streamers a 100 horas de destaques e uploads, excluindo automaticamente o conteúdo que ultrapassar esse limite.

A mudança foi implementada devido à baixa eficácia dos destaques em promover a descoberta e o engajamento, além dos altos custos de armazenamento. Em um anúncio semelhante, o Facebook revelou que os vídeos de lives serão excluídos da rede social após 30 dias.

A medida da Twitch afetará apenas os destaques, que são trechos editados de transmissões anteriores, e os uploads, enquanto clipes e transmissões anteriores (VODs) não serão impactados, pois essas transmissões já são excluídas automaticamente após um período.

Leia mais

Baixa eficácia dos destaques em engajar motivou a mudança da Twitch – lmagem: Ink Drop/Shutterstock

Engajamento dos destaques não convenceram

  • A empresa explicou que, embora os destaques tenham sido originalmente introduzidos para ajudar os streamers a criar vídeos com seus melhores momentos, recursos como Clips, Tags e o Mobile Discovery Feed têm se mostrado mais eficazes para aumentar o engajamento e a visibilidade.
  • A Twitch também ressaltou que a mudança afetará uma pequena parte dos canais, representando menos de 0,5% dos canais ativos e apenas 0,1% das horas assistidas.
  • Com a implementação dessa limitação, os streamers cujos canais ultrapassarem 100 horas terão os destaques e uploads mais antigos removidos automaticamente, começando pelos com menor número de visualizações.

A Twitch está incentivando os usuários a baixar ou exportar seu conteúdo antes do prazo.

A medida gerou insatisfação entre alguns streamers, que criticaram a decisão, especialmente considerando que a Twitch é de propriedade da Amazon, líder em serviços de nuvem com sua plataforma AWS, que poderia facilmente suportar o armazenamento desses dados.

Twitch
Streamers podem baixar o conteúdo antes da exclusão na plataforma – Imagem: Postmodern Studio / Shutterstock.com
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: