O prazo para a entrega da declaração anual do Imposto de Renda é do dia 17 de março até o dia 30 de maio, totalizando 75 dias. Embora esse período possa parecer longo, é essencial estar atento aos documentos necessários para a declaração de Imposto de Renda em 2025.
Vale a pena lembrar que a declaração pré-preenchida atrasará este ano. Segundo a Agência Brasil, o documento deve estar disponível a partir do dia 1º de abril.
Dessa forma, se faltar algum item ou for necessário regularizar algum documento, você poderá fazer os ajustes antes do prazo final, evitando complicações com a Receita Federal (RF). Além disso, antecipar a entrega também tem os seus benefícios, como maior prioridade na restituição e evitar os congestionamentos do sistema da Receita Federal próximo ao prazo final.
Quais documentos separar agora para agilizar a declaração de imposto de renda para 2025?

Antes de reunir os documentos para a declaração do Imposto de Renda de 2025, você deve saber se está entre os grupos que tem obrigatoriedade de fazer a entrega, ou mesmo se não estiver nessa categoria, também pode verificar se tem direito a restituição e, portanto, também precisará fazer a declaração. Confira a seguir.
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Quem deve entregar o IRPF em 2025?
Os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda em 2025 para receber a restituição incluem todos os residentes no Brasil que, em 2024, atendam a um dos seguintes critérios:
- Novo residente no Brasil;
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, superiores a R$ 200 mil;
- Recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888,00;
- Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito ao imposto;
- Realizou operações em bolsas de valores;
- Obteve ganho de capital na venda de imóveis residenciais;
- Possui bens e direitos no exterior;
- Possui bens ou direitos (verificar valores mínimos e condições);
- Na atividade rural, obteve receita bruta superior a R$ 169.440 ou pretende compensar prejuízos de anos anteriores.
Como consultar se tenho valores a restituir em 2025?

Para consultar o valor, o contribuinte precisa acessar o site da Receita Federal e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar em “Consultar a Restituição”. Será necessário fornecer o CPF e a data de nascimento.
A página fornece orientações e canais de atendimento, permitindo tanto uma consulta simplificada quanto uma consulta completa da situação da declaração através do extrato de processamento no e-CAC.
Confira os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda em 2025
Para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, é importante reunir os seguintes documentos:
1 – Documentos Pessoais:
- CPF e RG;
- Título de eleitor;
- Comprovante de endereço;
- CPF dos dependentes.
2 – Comprovantes de Rendimentos:
- Informe de Rendimentos fornecido por todas as fontes pagadoras (empregadores, instituições financeiras, etc.);
- Comprovantes de rendimentos de investimentos em ações ou outros ativos financeiros;
- Extratos bancários e de aplicações financeiras.
3 – Comprovantes de pagamentos e despesas dedutíveis:
- Despesas médicas e odontológicas;
- Despesas com educação;
- Contribuições para previdência privada;
- Pagamentos de pensão alimentícia;
- Recibos de doações a candidatos políticos.
4 – Comprovantes de Bens e Direitos:
- Documentos de compra e venda de imóveis, automóveis, embarcações, etc.;
- Informações sobre empréstimos e dívidas acima de R$ 5 mil.
5 – Outros documentos:
- Recibo da última declaração de Imposto de Renda;
- Informações sobre atividade rural, se aplicável.
Aproveite o Carnaval ou os fins de semana que antecedem a abertura do período de entrega do imposto de renda para separar todos os seus documentos com antecedência.