O foguete Starship iria decolar em seu oitavo voo na segunda-feira (03), mas os planos foram adiados por possíveis problemas no abastecimento. A SpaceX não perdeu tempo e confirmou um lançamento para esta quarta-feira (05). Mas, agora, a empresa emitiu um novo comunicado dizendo que o teste será realizado nesta quinta-feira (06).
A decolagem acontecerá menos de dois meses após o sétimo voo do foguete, que terminou na explosão do estágio superior do veículo. O Olhar Digital explicou o motivo do problema aqui.
E nós vamos transmitir tudo ao vivo em nossas redes sociais – se nada mudar de novo, claro. Anote aí: 19h30 (horário de Brasília) começa o Olhar Digital News. Na sequência, o astrônomo Marcelo Zurita se junta a Flávia Correia, jornalista especializada em Ciência, para comandar a live.

SpaceX adiou lançamento da Starship
O oitavo voo do maior foguete já construído pela humanidade aconteceria na segunda-feira (03), mas foi adiado por possíveis problemas no abastecimento. No mesmo dia, a SpaceX publicou no X que as equipes estavam determinando quando seria a próxima oportunidade disponível para voar.
Primeiro, o teste passou para quarta-feira (05). Agora, o planejamento da vez é para esta quinta-feira (06).
Starship's eighth flight test now targeting to launch as soon as Thursday, March 6 → https://t.co/alyJTRtOIP pic.twitter.com/3OORFZbSPT
— SpaceX (@SpaceX) March 5, 2025
Como será o oitavo voo do Starship
A SpaceX explicou em comunicado que o oitavo voo terá a mesma trajetória suborbital que as missões anteriores do Starship.
Dessa vez, ele terá objetivos não alcançados no teste anterior, como a primeira implantação de carga útil da Starship e vários experimentos de reentrada voltados para retornar o estágio superior para captura no local de lançamento em ocasiões futuras.
Para atingir esses marcos, extensas atualizações foram realizadas na espaçonave, focadas em adicionar confiabilidade e desempenho em todas as fases do voo.
Os flaps dianteiros da Starship foram ajustados para reduzir significativamente a exposição ao aquecimento de reentrada, simplificando os mecanismos subjacentes e os ladrilhos de proteção. Um aumento de 25% no volume do propelente em relação aos lançamentos anteriores visa melhorar o desempenho do veículo e a capacidade de voar em missões de longa duração.

Leia mais:
- Como Trump pode mudar a NASA e o futuro da exploração espacial
- Há algo de errado na Antártida – e isso traz um alerta global
- Como funciona o lançamento de um foguete
Veja como será o voo:
- Durante o teste, a Starship deve implantar quatro satélites Starlink de simulação, semelhantes em tamanho aos equipamentos de próxima geração do serviço de internet da SpaceX;
- Os simuladores estarão na mesma trajetória suborbital da espaçonave e devem se autodestruir na entrada;
- Uma ignição de um único motor Raptor enquanto estiver no espaço também está planejada.
A história da Starship
Abril de 2023
A Starship explodiu ainda acoplada ao Super Heavy. Falha nos motores ativaram um sistema de destruição da espaçonave.
Novembro de 2023
A Starship se separou do Super Heavy e o propulsor explodiu. Na ocasião, a SpaceX identificou a necessidade de realizar 17 correções no megafoguete. A nave, que perdeu sinal após 8 minutos e 30 segundos, explodiu ao entrar em órbita.
Março de 2024
Em um grande avanço, o terceiro teste durou 50 minutos. A Starship foi destruída, mas nunca tinha ido tão longe. Apesar do sucesso da decolagem, a equipe perdeu o contato com a nave pouco antes do horário previsto para o pouso.
Junho de 2024
Pela primeira vez, a Starship pousou no Oceano Índico e, o Super Heavy, no Golfo do México, como planejado.
Outubro de 2024
Pela primeira vez, vimos um foguete dar ré! O quinto teste de voo da Starship tinha como meta dar mais um passo em direção à reutilização completa e rápida do veículo. Para isso, a SpaceX planejou o primeiro retorno ao local de lançamento e captura do propulsor Super Heavy, além de outra reentrada controlada da Starship — um mergulho no alvo definido, que fica no Oceano Índico. Sucesso!
Novembro de 2024
Mais um voo de sucesso! Contudo, o propulsor foi redirecionado para um mergulho controlado no Golfo do México. Por outro lado, ao ser capaz de acionar um de seus seis motores no espaço, a nave deu um passo crucial para missões futuras.
Janeiro de 2025
O sétimo voo da Starship não foi do jeito que pensávamos e resultou em uma explosão – mas a SpaceX garante já ter desvendado o problema do lançamento.

Starship: o foguete mais poderoso da história
Com 120 metros de altura, a Starship é o maior e mais poderoso foguete já construído. A espaçonave consiste em duas partes, ambas projetadas para serem total e rapidamente reutilizáveis: um enorme booster de primeiro estágio denominado Super Heavy e um estágio superior de 50 m de altura chamado Starship, que dá nome ao complexo veicular.
O futuro da Starship
- A ideia é usar o foguete futuramente para levar astronautas e cargas até Marte.
- Antes, já no programa Artemis, a Starship levará astronautas da Nasa para a Lua.
- A Starship poderá viajar com até 100 pessoas a bordo.
- O megafoguete está em testes desde 2019 e é projetado para ser reutilizável.