Avanço genético pode permitir cultivo de tomates e berinjelas maiores

Cientistas descobrem modificações genéticas com potencial para impulsionar a segurança alimentar em países em desenvolvimento
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 07/03/2025 06h40, atualizada em 01/04/2025 10h34
tomate
Imagem: Axel jahnke/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas descobriram novas modificações genéticas que podem aumentar o crescimento de tomates e berinjelas, oferecendo um potencial para melhorar a produtividade agrícola, especialmente em países em desenvolvimento. A pesquisa foi publicada na revista Nature.

Embora a engenharia genética em plantas seja uma prática milenar, os avanços recentes permitem manipular genes específicos para otimizar o tamanho, a resistência e o sabor das plantas.

Atualmente, pesquisadores estão mapeando os genomas de 22 plantas da família nightshade, que inclui tomates, berinjelas e batatas.

Leia mais:

Uma nova análise, liderada pela Universidade Johns Hopkins e o Laboratório Cold Spring Harbor, revelou duplicações genéticas em algumas dessas plantas.

tomates
Manipulação de genes permite controlar o tamanho de vegetais, além de outras características como resistência e sabor – Imagem: Martina Simonazzi/Shutterstock

Descobertas do estudo

  • Os cientistas investigaram essas duplicações e descobriram que genes duplicados influenciam características como o tempo de floração e o tamanho da fruta.
  • Ao editar esses genes em plantas de nightshade, notaram que a modificação de um gene duplicado em berinjelas e tomates resultava em frutas maiores com mais lóculos (cápsulas que contêm sementes).
  • Esse achado pode ajudar a aumentar a produção dessas culturas.

Michael Schatz, coautor do estudo, destacou a importância de estudar várias espécies de plantas em conjunto, o que pode abrir novas possibilidades para melhorar alimentos em todo o mundo, como tomates e berinjelas, além de gerar novas variedades alimentícias.

Aproveitamos décadas de trabalho em genética de tomate para avançar rapidamente as berinjelas africanas e, ao longo do caminho, encontramos genes inteiramente novos em berinjelas africanas que avançam reciprocamente os tomates.

Michael Schatz
Berinjela
Estudos de espécies de vegetais em conjunto pode levar a avanços na produção de alimentos (Imagem: nnattalli/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.