Coreia do Norte revela projeto de submarino nuclear

O desenvolvimento do submarino, que poderia transportar armas nucleares, gera dúvidas sobre a capacidade do regime norte-coreano
Alessandro Di Lorenzo10/03/2025 10h58
submarino-nuclear-1-1920x1080
Imagem: noraismail/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As tensões geopolíticas globais já estão em níveis considerados altíssimos. Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Além da guerra entre Rússia e Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio, uma informação vinda da Coreia do Norte serviu para aumentar as preocupações.

O regime de Kim Jong-un revelou pela primeira vez que está construindo um submarino movido a energia nuclear. Imagens divulgadas pela mídia estatal mostraram o líder norte-coreano inspecionando o projeto.

Iniciativa da Coreia do Norte é vista como ameaça

  • Segundo a televisão estatal KRT, Kim Jong-un enfatizou a importância do fortalecimento do poder naval durante a visita. 
  • Ele afirmou que o armamento nuclear é crucial para a soberania do país, limitado pelo mar nos lados leste e oeste.
  • Também disse que os norte-coreanos não irão tolerar atividades militares marítimas e subaquáticas sendo realizadas por inimigos, como implantações de ativos estratégicos.
  • Por fim, acrescentou que sua defesa marítima não seria limitada a uma determinada área, mas cobriria o quanto fosse considerado necessário para manter a paz.
  • A revelação do projeto acontece após o regime reafirmar seu desejo de avançar na tecnologia nuclear, o que é considerado uma ameaça pelos países ocidentais.
Coreia do Norte deseja avançar na tecnologia nuclear (Imagem: GAS-photo/Shutterstock)

Leia mais

Desenvolvimento do projeto gera dúvidas sobre capacidade nuclear norte-coreana

Os submarinos nucleares são movidos por reatores nucleares, que convertem água em vapor de alta pressão que gira turbinas para impulsionar as embarcações. Elas ainda podem receber mísseis balísticos, que possuem armas nucleares.

Em 2023, a Coreia do Norte lançou seu primeiro “submarino tático de ataque nuclear” operacional. Ele foi enviado para patrulhar as águas entre a península coreana e o Japão. Na época, analistas afirmaram que a embarcação parecia um submarino modificado da era soviética e que não significava uma grande ameaça.

Projeto pode ser um divisor de águas para a capacidade militar da Coreia do Norte (Imagem: Stephen A. Rohan/Shutterstock)

Agora, no entanto, pouco se sabe sobre o novo projeto do regime norte-coreano. Os maiores temores dizem respeito aos laços estreitos entre o governo de Kim Jong-un e a Rússia, que pode ter auxiliado no desenvolvimento da embarcação nuclear.

Lembrando que todos os programas nucleares desenvolvidos pela Coreia do Norte são proibidos pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em função disso, o país é alvo de uma série de sanções.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.