Você sabe as diferenças entre os eclipses? (Imagem: 19 STUDIO/Shutterstock)
Um eclipse é um evento astronômico que pode ser visto tanto do Espaço quanto da Terra e tem características únicas, que mudam conforme a localização do observador.
Ele ocorre quando o Sol, a Lua, e a Terra entram em determinado alinhamento e ocasiona episódios, como a lua vermelha, e até o dia se transformando em noite. A seguir, confira a diferença entre o eclipse solar e o eclipse lunar.
Como já dito anteriormente, o eclipse, visto do nosso planeta, é o resultado do alinhamento entre três astros: Sol, Lua, e Terra. Este acontecimento só é possível porque a maioria dos corpos do nosso Sistema Solar, com exceção da Lua, gira em torno do Sol, e isso faz com que os astros assumam posições diferentes de tempos em tempos.
Embora a Lua não orbite o Sol, ela orbita a Terra, então, também se movimenta. Com isso, esses objetos espaciais (Sol, Lua e Terra) giram e, eventualmente, se alinham um na frente do outro, ocasionando um evento astronômico intitulado de eclipse.
A partir deste alinhamento, é possível observar diferentes eventos, pois a posição de cada astro reflete diretamente naquilo que podemos observar.
Leia mais:
O eclipse solar ocorre quando a Lua passa na frente da Terra, bloqueando total ou parcialmente o brilho do Sol. Nisso, é possível observar três diferentes variações desse tipo de eclipse:
O eclipse lunar acontece quando a Terra passa entre Sol e Lua, o que a faz projetar a sua sombra no satélite. Esse movimento pode ocasionar duas diferentes variações:
A seguir, veja mais exemplos dos eclipses:
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de março de 2025 18:37