A vida dos astronautas que vão para as estações espaciais sempre despertou a curiosidade e a imaginação das pessoas. Imagine então como eles fazem uma caminhada espacial e quais procedimentos precisam seguir para dar essa voltinha pelo espaço.

Popularmente conhecida como caminhada espacial, o nome oficial é EVA (sigla em inglês para extra-vehicular activity), o mesmo que atividade extraveicular. Essas caminhadas são realizadas pelos astronautas em espaço aberto. Podem ser feitas fora do veículo ou estação espacial em órbita da Terra, mas também em operações na superfície da Lua.

publicidade

Leia mais:

Quem fez a primeira caminhada no espaço?

A primeira caminhada espacial ocorreu em março de 1965, quando o cosmonauta soviético Aleksei Leonov saiu da nave espacial Voskhod 2 e caminhou pelo espaço por 20 minutos. O passeio, que entrou para a história da exploração espacial, teve início sobre o norte da África e terminou no leste siberiano.

Quanto tempo um astronauta pode ficar fora da estação espacial?

Com o uso de traje espacial, controle de temperatura e umidade, o ar disponível é de cerca de 8 horas de operação. Devidamente amarrado à estação, o astronauta está em segurança dura
nte esse período. Apenas alguns segundos sem um traje seriam suficientes para deixá-lo inconsciente devido à falta de oxigênio.

Os primeiros passos

Após a caminhada de Leonov, os norte-americanos realizaram a primeira atividade extraveicular em junho de 1965, na missão Gemini IV, com o astronauta Edward White. Foi deles também a primeira e única atividade extraveicular em espaço aberto fora da órbita da Terra, feita pelo piloto Alfred Worden, que aconteceu durante a viagem de retorno da Lua na missão Apollo 15. 

publicidade

Mas a caminhada espacial mais famosa foi a ocorrida em solo quando o astronauta Neil Armstrong pisou na Lua.

Em todas essas atividades, os astronautas ficavam presos de alguma forma à nave-mãe. Mas em 1984, o astronauta Bruce McCandless  foi o primeiro homem a realizar uma EVA no espaço, sem estar ligado fisicamente à nave-mãe (o ônibus espacial Challenger). Ele usou uma mochila espacial de controle manual que era movida a jatos de nitrogênio.

publicidade

Caminhada a passos lentos

Se você reclama da vida andando com os pés no chão aqui na Terra, não imagina o sufoco que os astronautas a bordo de uma estação espacial passam para dar um rolê fora do veículo. Como precisam frequentemente fazer manutenções na parte externa, uma atividade perigosa por si só e bastante perigosa e cansativa, a atividade precisa de preparos.

Literalmente não há chão para se caminhar pelo espaço, por isso o nome técnico é atividade extraveicular, porque ocorre fora do veículo. Pois bem, para apreciar a bela vista do espaço e dar seus passinhos, os astronautas precisam vestir trajes espaciais e seguir procedimentos de segurança. 

publicidade

Cuidados necessários para andar no espaço

Para cada passeio espacial, a etapa mais crítica acontece antes mesmo de se sair pela escotilha da câmara de descompressão da estação espacial. Enquanto a escotilha ainda está trancada, os astronautas verificam se seus cabos de segurança individuais (feitos de aço entrelaçado, com 25 metros de comprimento e equipados com bobinas retráteis) estão apropriadamente travados em suas roupas espaciais. Os dois astronautas que farão a caminhada prendem seus cabos um ao outro e também se conectam a um ponto de ancoragem do lado interno da estação.

Quando a escotilha abre, o astronauta líder (EV1) põe a cabeça para fora da escotilha e prende a outra ponta (a que está livre) de seu cabo de segurança em um ponto de ancoragem do lado de fora. Depois, o EV1 se solta do seu parceiro e prende o cabo de segurança do EV2 (o outro astronauta) ao ponto de ancoragem externo. Finalmente, os dois tripulantes estão seguros e separadamente ancorados ao lado externo da estação espacial.

É neste momento que o astronauta que ainda está dentro da ISS, o EV2, desconecta seu cabo do ponto de ancoragem interno e sai pela escotilha. E ufa! Os dois astronautas, cada um preso com segurança à ISS pelo lado de fora, estão prontos para começar a trabalhar.

Durante a caminhada, cada um deve tomar cuidado para manter seus cabos individuais separados e desembaraçados, e toda a atenção é pouca, já que um desses passeios pode durar cerca de seis horas e meia, e eles estão em um ambiente de microgravidade.

Portanto, para não se perder e arriscar ficar vagando pelo espaço infinito, os astronautas fazem uso de todo esse esquema de segurança enquanto utilizam ferramentas para trocar peças, câmeras ou mesmo instalar novos componentes como painéis solares e novos módulos. Isso tudo a 27 mil quilômetros por hora! E por fim, se aqui reclamamos da ação do sol e a necessidade de usar protetor solar, no espaço a radiação solar é muito mais intensa do que na superfície. 

Caminhadas suspensas

Em consequência de um vazamento de gás na Estação Espacial Internacional (ISS), a NASA adiou duas caminhadas espaciais, programadas respectivamente, para 12 e 20 de outubro.

Em comunicado, a agência revelou que o par de atividades extraveiculares (EVAs) – remarcado para 19 e 30 de outubro – está agora suspenso até o fim do ano.