Como saber o melhor horário para ver o eclipse lunar na sua cidade

Veja como se preparar e descobrir o melhor horário para assistir ao eclipse lunar na sua região
Por Gabriel Sérvio, editado por Flavia Correia 11/03/2025 10h00, atualizada em 11/03/2025 12h52
eclipse-lunar-1920x1080
"Lua de Sangue" fotografada em março de 2016 na cordilheira costeira da Califórnia, EUA. Crédito: Bob Wick/Bureau of Land Management California
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Observar um eclipse lunar é uma experiência incrível, e para aproveitá-la ao máximo, é fundamental saber o melhor horário para observar o fenômeno na sua região. O próximo eclipse lunar total acontecerá em 14 de março de 2025 e será visível em todo o Brasil!

Separamos aqui no Olhar Digital algumas recomendações para se preparar para esse evento astronômico.

Como descobrir o horário exato do eclipse lunar na sua cidade?

Para saber o melhor horário para assistir ao eclipse lunar na sua cidade, você pode utilizar diferentes recursos:

Sites de astronomia como o Time and Date fornecem informações detalhadas sobre eclipses lunares, incluindo os horários exatos das diferentes fases do eclipse para a sua localização. Basta inserir o nome da sua cidade ou suas coordenadas geográficas na caixa de pesquisa para obter as informações.

Diferentes pontos do planeta entram e saem da sombra em momentos distintos, o que causa a variação no horário de início, máximo e fim do eclipse. (Imagem: Reprodução/TimeandDate)

Aplicativos como o Star Walk 2 também oferecem informações sobre eclipses lunares, com horários específicos para a sua localização. Esses aplicativos geralmente usam a localização do seu dispositivo para calcular os horários do eclipse.

Planetários e observatórios da sua região também costumam divulgar informações sobre eventos astronômicos, como eclipses, com os horários corretos para a sua localidade.

eclipse lua de sangue
O horário do eclipse lunar varia de acordo com a localização do observador. Isso acontece porque a Terra é esférica, e o eclipse ocorre quando a Lua entra na sombra projetada pela Terra. (Imagem: Tragoolchitr Jittasaiyapan/Shutterstock)

Leia mais:

Dicas para observar o eclipse lunar

  • Encontre um local com pouca poluição luminosa: a luz artificial das cidades pode atrapalhar a visualização do eclipse. Procure um local mais escuro, como um parque ou uma área rural, para ter uma melhor visão do céu noturno.
  • Verifique a previsão do tempo: certifique-se de que o céu estará limpo na noite do eclipse. Nuvens podem bloquear a visão do fenômeno.
  • Esteja preparado para o horário: programe um alarme para não perder o início do eclipse. Tenha em mente que o eclipse lunar pode durar horas.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.