As imagens obtidas pelos satélites que acompanharam, em maio deste ano, o eclipse lunar total, revelaram mudanças dramáticas irregulares na temperatura de toda a superfície da Lua.

De acordo com o Observatório da Terra da Nasa, os satélites captaram uma série de imagens que mostram temperaturas variáveis na superfície do astro durante as quatro horas de duração do fenômeno, que é considerado o mais longo das últimas três décadas.

publicidade

Leia mais:

Os sensores também observaram a intensidade da luz infravermelha que irradiava da superfície lunar, assim como, a temperatura de sua superfície, conhecida por “temperatura de brilho”. As medições mostram que houve variação de calor à medida que a sombra da Terra passava sobre a Lua.

publicidade

O cientista de instrumentos, Denis Reuter, declarou ao Space que a temperatura cai a uma velocidade de 100ºC por hora quando o eclipse total começa. Isso ocorre porque a Lua carece de atmosfera capaz de reter calor, razão que explica a queda drástica de temperatura quando o calor do sol é bloqueado pela sombra da Terra.

Contudo, os cientistas observaram que as características físicas da superfície lunar também influenciaram as mudanças de temperatura observadas. Por exemplo, a superfície lunar é composta por uma poeira fina e rochosa conhcida por “regolito lunar”. O pequeno tamanho e a baixa densidade desta poeira solta contribuem para a perda de calor.

publicidade

Uma curiosidade foi observada nas crateras na lua que, apesar de serem mais frias, perdem calor mais lentamente do que a superfície durante um eclipse lunar total.

As imagens de satélite mostram que quando uma das crateras estava na sombra total, criada pelo eclipse, parecia manter-se relativamente brilhante, ou quente, em comparação com o terreno ao redor.

publicidade

Uma possível explicação é que as crateras contêm menos pó de grão fino ou mais material responsável por conduzir o calor.

De acordo com os investigadores, estas medições ajudarão a compreender melhor as relações entre as observações térmicas e a composição física da superfície de corpos celestes distantes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!