Eclipse lunar no Brasil: planetários e observatórios terão eventos especiais

Confira os planetários e instituições que devem promover eventos de observação do eclipse lunar
Por Gabriel Sérvio, editado por Flavia Correia 11/03/2025 07h00, atualizada em 11/03/2025 13h16
eclipse-lunar-total-1-1920x1080
Eclipse lunar total de 26 de maio de 2021 fotografado perto Sydney, na Austrália. Crédito: Peter Ward (Barden Ridge Observatory)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o próximo eclipse lunar total se aproximando, astrônomos amadores e entusiastas do céu noturno em todo o Brasil, estão ansiosos para testemunhar este fenômeno celestial. Instituições se preparam para sediar eventos de observação, proporcionando oportunidades únicas para apreciar o eclipse.

Abaixo, detalhamos aqui no Olhar Digital os planetários e instituições que devem promover eventos de observação do eclipse em algumas capitais do país.

Eventos de observação do eclipse lunar no Brasil

Muitos planetários e observatórios ainda não divulgaram eventos específicos para o eclipse desta sexta-feira, 14 de março de 2025. Até o momento da publicação, o Planetário Municipal do Carmo (SP) confirmou a realização de um encontro gratuito para contemplação do eclipse total da Lua, popularmente conhecido como “Lua de Sangue”.

No entanto, vale acompanhar de perto a programação destas instituições abaixo:

Nas demais capitais, planetários como o Planetário do Colégio Estadual do Paraná em Curitiba, o Planetário da Paraíba em João Pessoa, o Planetário Rubens de Azevedo em Fortaleza, o Planetário da Uepa em Belém e o Planetário de Brasília também podem organizar eventos para observação do eclipse.

eclipse lua de sangue
Durante um eclipse lunar total, a Lua adquire uma coloração avermelhada, popularmente conhecida como “Lua de Sangue”. (Imagem: Tragoolchitr Jittasaiyapan/Shutterstock)

É importante ressaltar que a programação de eventos para o eclipse lunar total de 14 de março de 2025 pode ser divulgada mais próxima à data do eclipse. Acompanhe as páginas e redes sociais dos planetários, grupos de astronomia e instituições com observatórios astronômicos para obter informações atualizadas.

Leia mais:

Como observar o eclipse lunar

Mesmo sem eventos organizados, o eclipse lunar total poderá ser apreciado a olho nu, de qualquer lugar do Brasil com céu limpo.

  • Para uma melhor experiência de observação, encontre um local com pouca poluição luminosa.
  • Locais afastados das luzes da cidade proporcionam melhor visibilidade do céu noturno.
  • Verifique a previsão do tempo.
  • Certifique-se de que o céu estará limpo na noite do eclipse.

Para saber mais sobre o espetáculo astronômico previsto para a madrugada entre quinta (13) e sexta-feira (14), clique aqui.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.