Imagem: ZooKeys
Descrita pela primeira vez em 1902, a espécie de sapo Alsodes vittatus intrigava os cientistas há décadas. Isso porque os animais nunca mais haviam sido avistados, apesar de diversas expedições de busca aos anfíbios.
Tudo mudou quando uma equipe de pesquisadores redescobriu a espécie após quase 130 anos sem qualquer notícia sobre estes sapos. Duas populações destas criaturas foram localizadas na região de La Araucanía, no Chile.
Leia mais
Para localizar a espécie, os pesquisadores recriaram a rota que Germain poderia ter seguido dentro da propriedade, estudando suas publicações e outros documentos históricos. Em 2023 e 2024, Claudio Correa e Edvin Riveros seguiram este caminho, entrando na antiga propriedade pelo extremo sudeste.
No local, eles encontraram duas populações do sapo nas bacias dos rios Lolco e Portales, na região de La Araucanía. Após análises, foi confirmado que tratava-se da espécie buscada há tanto tempo por vários colegas.
Segundo os cientistas, a redescoberta é um marco importante para garantir conservação da biodiversidade na América do Sul. Isso porque a maioria das outras espécies do gênero Alsodes está ameaçada de extinção.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de março de 2025 11:53