Vulcão Kilauea lança lava a quase 100 metros de altura no Havaí

Autoridades da ilha informaram que a atividade do vulcão durou 12 horas e que ainda há riscos relacionados à erupção
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Flavia Correia 12/03/2025 10h39, atualizada em 12/03/2025 12h28
vulcao-1-1920x1080
Imagem: Anna Lin Pineapples/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aconteceu de novo. Um dos vulcões mais ativos do mundo voltou a entrar em erupção. O Kilauea, no Havaí, lançou uma grande quantidade de lava a aproximadamente 90 metros de altura durante um período de 12 horas.

O evento colocou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, do qual a ilha faz parte, em alerta. No entanto, as autoridades informaram que a atividade terminou ainda nesta terça-feira (11), embora o monitoramento continue.

Nuvem tóxica e “cabelos de Pele” geram riscos

Segundo cientistas, o vulcão tem registrado erupções com frequência desde que voltou à atividade, em dezembro do ano passado. A mais recente explosão, a décima terceira da contagem, foi registrada na cratera que fica no topo do Kilauea.

Não há registro de feridos ou de destruição causada pela lava. No entanto, as autoridades da ilha alertam que a atividade vulcânica pode produzir gases perigosos como o dióxido de enxofre. Essas partículas podem ser especialmente perigosas para pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios. 

Lava jorrando do vulcão (Imagem: M. Patrick/Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Além disso, o lançamento de pedaços de vidro vulcânico semelhantes a fios, um fenômeno conhecido como “cabelos de Pele”, também é considerado um perigo, uma vez que podem contaminar a água e acabar sendo ingeridos. Estes materiais, que se formam quando bolhas de gás dentro da lava explodem na superfície, podem passar de meio metro de comprimento e foram lançados a mais de 40 quilômetros pela mais recente explosão.

Os “cabelos de Pele” levam esse nome em referência à deusa havaiana do fogo e dos vulcões, que, segundo a lenda, habita o Kilauea. Eles surgem quando bolhas de gás explodem na lava, esticando-se em fios finos que podem ultrapassar meio metro. Apesar de belos, esses fios dourados podem contaminar a água potável, tornando-se um risco à saúde se ingeridos.

Leia mais

O vulcão Kilauea, no Havaí, expelindo lava da caldeira
Vulcão é um dos mais famosos do mundo (Imagem: Islamic Footage/Shutterstock)

Um dos vulcões mais ativos do mundo

  • O Kilauea está localizado cerca de 320 quilômetros a sudeste de Honolulu, a capital do Havaí.
  • Ele é o mais jovem e ativo da Ilha Grande, que também abriga três outros vulcões ativos: Mauna Loa, Mauna Kea e Hualalai. 
  • Apesar disso, o Kilauea se tornou o mais famoso deles em razão da atividade quase que constante.
  • Em 1959, por exemplo, o vulcão expeliu uma fonte de lava a 580 metros de altura.
  • E este foi apenas um dos exemplos do poder dele.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.