Usuários de Android receberam, na terça-feira (18), notificação para “atualizar serviços do Google Play”. Tocar nela leva para uma listagem na Play Store dos serviços do Google Play – só que nenhuma atualização está disponível lá. Por isso, acredita-se que a notificação seja um bug da Play Store.
O funcionamento de muitos recursos do Android depende dos serviços do Google Play. Os aplicativos Mensagens e Busca, por exemplo, não funcionam se houver algum problema com esses serviços. Por isso, o bug preocupa. A versão estável mais recente é a 25.09.33.
Em nota ao Olhar Digital, o Google informou que lançou uma correção para o problema (texto na íntegra ao longo desta matéria).
Reiniciar aparelhos e limpar armazenamento/cache parece não resolver o bug da Play Store, diz site
Os usuários podem descartar a notificação, mas ela aparece novamente após alguns minutos, segundo o 9to5Google. Reiniciar o aparelho e limpar Armazenamento/Cache (o que não é recomendado), por exemplo, não resolvem o problema, segundo o site.

Ainda de acordo com o site, há vários relatos de usuários tanto de aparelhos Pixel, do Google, quanto da Samsung. Mas, até o momento, não parece ser um problema generalizado. Espera-se que o Google solucione o bug em breve.
Leia abaixo a nota, na íntegra, enviada pelo Google ao Olhar Digital na manhã de quinta-feira (20):
“Lançamos uma correção para o problema que estava fazendo com que alguns usuários recebessem notificações de erro dos Serviços do Google Play. Essa correção está sendo distribuída agora e deve alcançar a maioria dos dispositivos nas próximas horas.”
Google Assistente será encerrado no Android, dando lugar ao Gemini
O Google Assistente sairá de cena muito em breve, em mais um movimento do Google para integrar IA Gemini em suas plataformas.
Uma postagem no blog oficial do Google revelou que a empresa atualizará “mais” usuários do Google Assistente para o Gemini “nos próximos meses”.

Leia mais:
- Android 16 vai receber um novo recurso de acessibilidade auditiva
- 7 melhores alternativas à Google Play Store, loja de apps do Android
- Google Play Store: como retirar instalação pendente no gerenciador
O Google Assistente clássico “não estará mais acessível na maioria dos dispositivos móveis ou disponível para novos downloads em lojas de aplicativos móveis” em algum momento “no final deste ano”, diz a postagem.
Contudo, conforme relatado pelo 9to5Google, celulares com Android 9 ou anterior e sem pelo menos 2 GB de RAM ainda poderão usar o Google Assistente.
Saiba mais sobre a substituição do Google Assistente pelo Gemini nesta matéria do Olhar Digital.