ChatGPT-4.5: o que é, para que serve e como usar a nova versão do chatbot da OpenAI

O modelo traz várias melhorias em relação a versões anteriores da OpenAI; confira
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 19/03/2025 01h00
Pessoa utilizando o ChatGPT no celular
Imagem: Sidney de Almeida/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ChatGPT-4.5 foi lançado em fevereiro deste ano e passou a ser disponibilizado gradualmente para os usuários com o plano pago. De acordo com a OpenAI, criadora do ChatGPT, o novo modelo conta com uma capacidade aprimorada para reconhecer padrões, criar conteúdos inovadores e demonstrar inteligência emocional.

O novo modelo pode ser utilizado em uma versão de “pré-visualização” para as pessoas que assinam os planos Plus (por US$ 20 mensais) ou Pro (por US$ 200 mensais). 

O que é o ChatGPT-4.5 da OpenAI?

O ChatGPT-4.5 é um novo modelo de linguagem da OpenAI que permite interações mais humanizadas e naturais. Além disso, ela consegue usar informação praticamente em tempo real, buscando dados atuais na web durante a conversa com o usuário.

Outro destaque é que a versão tem uma taxa de 37,1% de alucinações, contra 61,8% do GPT-4o e 44% do GPT-4.1. Vale ressaltar que, pelo menos na fase atual, a ferramenta não funciona diretamente com recursos de voz ou vídeo. Além disso, não é um substituto direto para os modelos GPT-3.5 e GPT-4o. 

Leia mais:

Como usar o ChatGPT-4.5

Para acessar o novo modelo do ChatGPT, você deve ser assinante do plano Pro ou Plus. Então, no aplicativo ou computador, basta alterar o modelo de utilização e acessar o GPT 4.5 para utilizá-lo. Veja como é fácil:

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Clique nos três pontos no canto superior direito da tela e selecione a opção GPT-4.5

    Como usar o Chat GPT-4.5

GPT-4.5 vs GPT-4o: o que muda nos chatbots?

O GPT-4.5 conta com um conhecimento mais amplo, maior capacidade criativa e um estilo de conversa mais natural. No entanto, diferentemente dos modelos da série “o”, ele não se destaca na execução de raciocínios lógicos detalhados, com passo a passo.

Além disso, devido ao seu tamanho, pode ser mais lento em algumas tarefas. Outra limitação é que ele não gera conteúdos multimodais, como áudio ou vídeo.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.