O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em IA, treinado para realizar conversas e fornecer respostas contextualmente relevantes aos usuários. Ele usa uma arquitetura avançada de processamento de linguagem natural para compreender e gerar texto em diversos tópicos.

Devido à sua acessibilidade, fluência na linguagem e capacidade criativa, o ChatGPT vem se popularizando cada vez mais. No entanto, é importante estar atento aos possíveis deslizes que ele possa cometer.

publicidade

A seguir, segue algumas dicas para aproveitar as multifuncionalidades e competências do ChatGPT e alguns cuidados e precauções ao utilizá-lo.

Leia mais:

publicidade

O ChatGPT não é um buscador

Embora o ChatGPT seja uma ferramenta de inteligência artificial versátil, capaz de responder a perguntas básicas e realizar tarefas como organizar rotinas e resolver problemas lógicos e matemáticos, é importante ressaltar que não deve ser utilizado como um buscador. 

Ao contrário do Google, que oferece páginas de resultados para os usuários pesquisarem, por meio de palavras-chave, relevância, autoridade e confiabilidade, para buscar informações precisas e atualizadas, o ChatGPT interpreta as solicitações de forma mais ampla, o que pode levar a respostas equivocadas e imprecisas. 

publicidade

O ChatGPT é uma IA de linguagem que interage diretamente com os usuários por mensagens de texto. Ele responde a perguntas e solicitações com base em seu treinamento, mas suas respostas podem não ser tão precisas. O modelo não possui acesso à Internet em tempo real e seu conhecimento está limitado ao treinamento concluído em setembro de 2021.

Portanto, é recomendado utilizar o Google  e outros buscadores como o motor de busca, por eles justamente serem projetados para isso.

publicidade
chatgpt
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

O ChatGPT não é confiável para pesquisas complexas

Continuando o tópico anterior, o ChatGPT tem se notabilizado por inventar informações. Esses deslizes são classificados pelos especialistas como “alucinações”.

Alucinação em IA refere-se a um fenômeno em que um modelo de inteligência artificial pode gerar respostas que parecem corretas ou plausíveis, mas que são na verdade informações falsas ou inventadas. 

Essas alucinações  podem ocorrer devido a diferentes razões, como a presença de dados incorretos ou enviesados nos conjuntos de treinamento, ou pela natureza probabilística dos modelos de linguagem.

Os modelos de linguagem baseados em IA geralmente geram respostas com base em probabilidades. Eles aprendem a partir de padrões nos dados de treinamento e, em certos casos, podem gerar respostas que parecem razoáveis, mas que não são necessariamente verdadeiras. Isso ocorre porque os modelos não têm conhecimento do mundo real e sua geração é baseada na probabilidade de uma sequência de palavras ser considerada “correta” com base em seus dados de treinamento.

Use o ChatGPT como um auxiliar de ideias e processo criativo (brainstorm)

O ChatGPT é um útil auxiliar no processo criativo, inclusive durante um brainstorming. Ele pode fornecer sugestões, insights e respostas criativas para inspirar e impulsionar o pensamento. 

Com base em perguntas e informações relevantes, o ChatGPT oferece novas perspectivas, sugere abordagens diferentes e fornece exemplos relacionados. Porém, é sempre importante checar qualquer informação fornecida por uma A.I. antes.

Como o ChatGPT navega na web
Imagem: CHUAN CHUAN / Shutterstock

Use o ChatGPT para estruturação e revisão de texto

Se você estiver compondo um texto usando um conjunto de palavras desordenadas e sem conexão, o ChatGPT tem a habilidade de gerar um texto completo com base nas informações que você forneceu. Ele pode corrigir erros gramaticais e oferecer alternativas de palavras ou frases.

O ChatGPT também pode ser usado:

  • Como tradutor.
  • Para fazer resumos.
  • Para organizar listas, tarefas e rotinas.
  • Ensine-o estruturas e modelos de texto, como roteiros, contratos, etc., e peça-o para alterar os dados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!