Siga o Olhar Digital no Google Discover
A BYD se transformou em uma das principais fabricantes de carros elétricos do mundo. Em 2024, por exemplo, a chinesa vendeu quase 4,3 milhões de unidades, um aumento de 41% em relação ao ano anterior.
Ofertas
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Um sucesso que também é verificado no Brasil. Por aqui, no entanto, uma outra empresa chinesa pretende desbancar a rival. A GAC se comprometeu a investir uma quantia de R$ 6 bilhões nos próximos cinco anos.
Pelo menos 15 modelos devem ser lançados pela marca no Brasil
A ideia da marca é iniciar em breve as operações em território brasileiro, onde já registrou seus primeiros modelos, além de obter o selo oficial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a respeito da autonomia das baterias.
Os primeiros três carros da empresa que devem ser disponibilizados no Brasil são da mesma família, a submarca Aion: Y Plus, ES e Hyptec. Além do trio, a GAC planeja lançar pelo menos outros 12 modelos no mercado brasileiro.

O organograma prevê sete lançamentos ainda em 2025. Mas a ideia é ter um total de 15 carros no país até o fim da década, quando se encerra também o prazo do primeiro ciclo de investimentos da companhia.
A GAC não oficializou quantas ou quais versões de cada modelo serão lançadas por aqui, bem como o preço cobrado pelos elétricos. No entanto, espera-se que a marca adote práticas agressivas, entre elas descontos importantes, para conseguir disputar mercado com a BYD.
Leia mais
- Chinesa GAC vai investir pesado no Brasil
- Chinesa GAC Motor anuncia chegada ao Brasil; conheça modelos
- Nova chinesa no Brasil deve trazer rival para o BYD Dolphin

GAC promete autonomia invejável
- Para desbancar a BYD, a GAC foca em uma boa autonomia por ciclo de carga.
- O Ayon Y Plus, modelo que é apontado como futuro rival do Yuan e até mesmo do Song, conta com uma bateria de 64 kWh que permite rodar até 318 quilômetros sem precisar de recargas.
- O Hyptec, por sua vez, tem bateria maior, de 83,3 kWh.
- Isso possibilita que o modelo tenha uma autonomia de 362 quilômetros.
- Já o sedan ES, apontado como futuro concorrente do BYD Seal, tem menor alcance, com capacidade para rodar 314 quilômetros antes de precisar recarregar.