Montadora chinesa tem plano para desbancar BYD no Brasil

A GAC se comprometeu a investir uma quantia de R$ 6 bilhões no mercado brasileiro nos próximos cinco anos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 21/03/2025 05h50
gac-1920x1080
Imagem: Walter Eric Sy/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A BYD se transformou em uma das principais fabricantes de carros elétricos do mundo. Em 2024, por exemplo, a chinesa vendeu quase 4,3 milhões de unidades, um aumento de 41% em relação ao ano anterior.

Um sucesso que também é verificado no Brasil. Por aqui, no entanto, uma outra empresa chinesa pretende desbancar a rival. A GAC se comprometeu a investir uma quantia de R$ 6 bilhões nos próximos cinco anos.

Pelo menos 15 modelos devem ser lançados pela marca no Brasil

A ideia da marca é iniciar em breve as operações em território brasileiro, onde já registrou seus primeiros modelos, além de obter o selo oficial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a respeito da autonomia das baterias.

Os primeiros três carros da empresa que devem ser disponibilizados no Brasil são da mesma família, a submarca Aion: Y Plus, ES e Hyptec. Além do trio, a GAC planeja lançar pelo menos outros 12 modelos no mercado brasileiro.

Ideia da empresa chinesa é concorrer com a BYD (Imagem: LewisTsePuiLung/iStock)

O organograma prevê sete lançamentos ainda em 2025. Mas a ideia é ter um total de 15 carros no país até o fim da década, quando se encerra também o prazo do primeiro ciclo de investimentos da companhia.

A GAC não oficializou quantas ou quais versões de cada modelo serão lançadas por aqui, bem como o preço cobrado pelos elétricos. No entanto, espera-se que a marca adote práticas agressivas, entre elas descontos importantes, para conseguir disputar mercado com a BYD.

Leia mais

SUV Aion Y Plus deve ser uma das opções à venda no Brasil (Imagem: reprodução/GAC)

GAC promete autonomia invejável

  • Para desbancar a BYD, a GAC foca em uma boa autonomia por ciclo de carga.
  • O Ayon Y Plus, modelo que é apontado como futuro rival do Yuan e até mesmo do Song, conta com uma bateria de 64 kWh que permite rodar até 318 quilômetros sem precisar de recargas.
  • O Hyptec, por sua vez, tem bateria maior, de 83,3 kWh.
  • Isso possibilita que o modelo tenha uma autonomia de 362 quilômetros.
  • Já o sedan ES, apontado como futuro concorrente do BYD Seal, tem menor alcance, com capacidade para rodar 314 quilômetros antes de precisar recarregar.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: