Nubank fora do ar? Clientes relatam falhas no Pix nesta segunda (24)

Usuários do Nubank enfrentam dificuldades para realizar transferências via Pix nesta segunda-feira (24), com falhas no sistema de pagamentos
Por Ana Luiza Figueiredo, editado por Rodrigo Mozelli 24/03/2025 17h51, atualizada em 24/03/2025 20h16
Logomarca do Nubank em smartphone
Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na tarde desta segunda-feira (24), usuários do Nubank relataram dificuldades para realizar transferências via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. As queixas começaram a ser publicadas em redes sociais por volta das 15h10, com o pico de notificações atingindo o horário das 16h40. Muitos clientes apontaram que a instabilidade no Pix estava impedindo a conclusão das transações, gerando frustração entre os usuários da plataforma.

O Nubank foi procurado e, em um comunicado oficial, afirmou estar ciente da instabilidade e que está trabalhando para restabelecer os serviços o quanto antes. A situação gerou um aumento no volume de buscas sobre o tema, refletido no Google Trends e também nos trending topics da rede social X (antigo Twitter).

Relatos de usuários do Nubank

De acordo com a plataforma Downdetector, que monitora falhas em serviços online, os relatos de problemas começaram a ser registrados por volta das 15h30 e atingiram o pico às 16h18. A maioria dos relatos estava relacionada ao Pix do Nubank, sendo que oito em cada dez casos estavam diretamente ligados à falha no serviço de transferências instantâneas.

captura de tela do downdetector que mostra pico de relatos de problemas no nubank
Clientes do Nubank usaram o Downdetector para relatar falhas no sistema Pix da fintech (Captura de tela: Ana Luiza Figueiredo / Olhar Digital)

Além disso, os usuários usaram as redes sociais, como o X, para se manifestar sobre a instabilidade:

Testes com o aplicativo

Durante uma análise realizada pela equipe do Olhar Digital, foi possível realizar transferências via Pix do Nubank para outra instituição financeira, embora com uma mensagem de alerta informando que o processo estava “mais lento do que o normal”. Ao tentar transferir de outros bancos para o Nubank, a transferência ocorreu sem problemas.

No entanto, usuários da fintech continuam apontando para falhas no sistema.

Ícone do PIX em um celular
Sistema Pix não está funcionando normalmente no Nubank (Imagem: Photo For Everything / Shutterstock.com)

Leia mais:

Posicionamento do Nubank

Em resposta às queixas, o Nubank se manifestou e afirmou estar ciente da instabilidade no serviço de Pix. A fintech garantiu que está trabalhando para restabelecer os serviços o quanto antes, mas não forneceu um prazo específico para a solução do problema. A reportagem será atualizada assim que houver mais informações sobre a resolução da falha.

O Nubank está ciente de uma instabilidade e trabalha para restabelecer os serviços o quanto antes.

Posicionamento do Nubank enviado ao Olhar Digital

Às 19h25, o banco enviu nova nota, informando que o problema está resolvido. “O Nubank informa que houve uma instabilidade temporária, que está integralmente solucionada”, afirmou.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.