Navegação mais fácil: Opera lança ferramenta de IA para gerenciar guias abertas

O Opera lançou o recurso Comandos de Guia com IA, permitindo aos usuários organizar suas guias de forma mais prática no Opera One
Ana Luiza Figueiredo26/03/2025 08h30, atualizada em 26/03/2025 09h37
opera
(Imagem: mindea / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Opera acaba de anunciar a adição de uma funcionalidade que promete revolucionar a maneira como os usuários interagem com o Opera One, seu principal navegador. Nesta quarta-feira (26), a empresa lançou os Comandos de Guia com IA, uma inovação que leva a inteligência artificial (IA) para além do chat tradicional.

Com o novo recurso, será possível contar com a ajuda de Aria, a IA nativa do navegador, para organizar as guias abertas, facilitando a vida dos internautas ao lidar com múltiplas páginas ao mesmo tempo.

Essa novidade representa a evolução do Opera One, permitindo que os usuários se beneficiem de um gerenciamento de guias mais eficiente e intuitivo. Agora, quem utiliza o navegador poderá pedir para Aria realizar ações como fechar guias ou agrupar páginas por tópico, tornando a navegação mais rápida e organizada.

opera one
(Imagem: Opera / Divulgação)

Como funciona o Comando de Guia com IA no Opera

  • A novidade chega para facilitar a navegação dos internautas, especialmente para aqueles que costumam abrir diversas guias simultaneamente.
  • Para usar o Comando de Guia com IA, basta acessar a Linha de Comando do Opera (Ctrl + / no Windows ou CMD + / no Mac) e digitar um comando relacionado às guias abertas.
  • A IA entenderá a linguagem natural do usuário e executará a tarefa solicitada.
  • Por exemplo, se o usuário pedir para “fechar todas as guias da Wikipédia” ou “agrupar todas as minhas guias do YouTube”, a Aria atenderá ao pedido com precisão.
  • Caso o usuário tenha cinco ou mais guias abertas, é possível clicar com o botão direito sobre uma guia e selecionar a opção “Gerenciamento de Guias com IA” no menu suspenso.
  • Dessa forma, o gerenciamento das guias fica ainda mais simplificado, sem a necessidade de procurar manualmente por cada uma delas.
tela do opera one
É possível pedir para a IA do Opera agrupar todas as guias do YouTube, por exemplo (Imagem: Opera / Divulgação)

Privacidade e segurança no uso da IA

Com a adição deste recurso, a Opera garante que a privacidade e a segurança dos dados dos usuários estão preservadas. Segundo a empresa, a IA somente envia para o servidor o comando fornecido pelo usuário, como “fechar todas as minhas guias do YouTube”, mas nenhuma informação pessoal ou dados relacionados às guias são enviados. Todos os dados ficam armazenados localmente no dispositivo do usuário e são processados diretamente no navegador.

Para os usuários que costumam acumular muitas guias, como pesquisadores ou estudantes, a funcionalidade promete ser um verdadeiro divisor de águas. Segundo Joanna Czajka, diretora de produto da Opera, a nova ferramenta vai facilitar a organização das guias, principalmente em situações de sobrecarga de abas, como em um projeto de pesquisa.

“Digamos que você tenha mais de 70 guias abertas e, entre elas, páginas da Wikipédia para sua pesquisa da faculdade. Para juntar todos, você não precisa mais procurar uma por uma. Em vez disso, você pode dizer à Aria para agrupá-las. Ter as guias em uma ilha torna muito mais fácil continuar trabalhando no seu projeto”, explicou Czajka.

tela do opera one
É possível fechar várias guias ao mesmo tempo dando um simples comando para a Aria (Imagem: Opera / Divulgação)

Leia mais:

Novos recursos de IA para o Opera One e outras versões

Além dos Comandos de Guia com IA, a Opera também está expandindo o uso da inteligência artificial em outros aspectos do navegador. Vários recursos foram adicionados à Aria como parte do programa AI Feature Drops. Entre as atualizações estão melhorias no modo de escrita dentro da Linha de Comando, respostas mais qualificadas da IA para compras, pesquisa de produtos, culinária, brainstorming de receitas e até mesmo tópicos relacionados a jogos.

Outra novidade é a possibilidade de interagir com a IA diretamente a partir de uma guia aberta no navegador, e não apenas através da barra lateral ou da linha de comando.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.