Superbateria pode abastecer mais de 100 mil casa com sal fundido

Energia elétrica convertida em calor fica armazenada no sal fundido. Entenda como funciona a nova superbateria 
Lucas Soares28/03/2025 10h47
energia elétrica
Imagem: sommart sombutwanitkul/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já pensou em usar sal para fornecer energia para sua casa? É isso que um grupo de cientistas dinamarqueses conseguiu fazer com uma superbateria movida a sal…fundido.

Ok, esse não é o sal de cozinha, mas não deixa de ser interessante um dispositivo capaz de converter eletricidade em calor, elevando a temperatura do sal para 600°C. A bateria consegue armazenar cerca de 1 GWh e pode abastecer pelo menos 100 mil casa por 10 horas com eficiência de 90%.

Bateria funciona com sal de hidróxido fundido

O sal usado é o sal de hidróxido fundido, derivado do cloro. Ele pode armazenar energia por até duas semanas utilizando uma tecnologia patenteada de dois tanques.

Basicamente, fontes de energias renováveis carregam a bateria, que converte essa energia em calor. Para “descarregar”, o dispositivo faz o sal circular através de um gerador de vapor. Esse gerador pode ser usado para alimentar turbinas e gerar eletricidade novamente. 

O sistema armazena energia renovável em sal fundido. (Imagem Sulzer)

A pesquisa é fruto de uma colaboração entre os especialistas em engenharia de fluidos da Sulzer e a empresa de energia Hyme Energy.

“O armazenamento de energia com sais fundidos é uma oportunidade tentadora para ajudar a descarbonizar a indústria e acelerar a transição energética, seja em termos de recuperação de calor, armazenamento de energia renovável ou pequenos reatores modulares (SMRs)”, disse Benoît Martin, gerente de engenharia avançada da Sulzer ao Interesting Engineering.

Leia mais:

“Nossa solução confiável converte energia renovável intermitente em calor verde consistente e flexível, possibilitando a descarbonização sem comprometimento”, completou a Hyme Energy em nota.

A Hyme Energy está desenvolvendo o que é considerado o maior sistema de armazenamento de energia térmica industrial do mundo, um local de 200 MWh em Holstebro, Dinamarca. O projeto deve ser usado na indústria alimentícia do país. 

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.