A vibração atmosférica induzida, um fenômeno meteorológico raro, teria sido apontada como uma possível causa do apagão generalizado que afetou Portugal, Espanha e outras partes da Europa na manhã desta segunda-feira (28). Depois, a informação foi negada. Mas, enquanto a hipótese era considerada, muita gente ficou com dúvidas sobre o que é isso.
O que houve?
- Mais cedo, a agência de notícias Reuters publicou uma reportagem dizendo que a REN, operadora de energia em Portugal, havia atribuído a interrupção ao fenômeno.
- Horas depois, no entanto, a companhia esclareceu à própria Reuters que não havia feito essa declaração.
- As autoridades afirmam, agora, que o apagão ocorreu devido a uma interrupção na rede elétrica europeia. Não há informações mais detalhadas.
O que é uma vibração atmosférica induzida?
A vibração atmosférica induzida é um fenômeno raro que ocorre quando redemoinhos de ar causam vibrações nas linhas de transmissão de energia.
Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
As vibrações são de pequena amplitude (deslocamentos reduzidos), mas de alta frequência. Essas oscilações são semelhantes às ondulações que um barco cria na água, mas ocorrem nas redes elétricas. Durante o fenômeno, essa vibração pode coincidir com a ressonância dos cabos, levando a uma interrupção em toda a rede de transmissão.
Todo esse movimento pode gerar danos estruturais na rede, que precisam ser corrigidos manualmente. A solução para esse problema envolve soluções de engenharia para minimizar danos, como amortecedores na rede de cabos.
Consequências do apagão na Europa
O apagão desativou linhas telefônicas e semáforos. Há relatos de pessoas presas em vagões de metrô e hospitais com problemas devido à falta de energia. Nos aeroportos, o check-in está sendo feito manualmente.
Em Madri, o jogo de tênis entre Dimitrov e Fearnely no Madrid Open precisou ser interrompido após uma câmera travar em cima da quadra devido à queda de energia. “As causas estão sendo analisadas, e todos os recursos estão sendo mobilizados para solucionar o problema”, disse a fornecedora de energia espanhola.