Cancelamento de voos e falhas no metrô: as consequências do apagão na Europa

A queda de energia foi registrada na manhã desta segunda-feira (28) e atinge todas as regiões de Portugal e da Espanha
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 28/04/2025 11h21
cancelamentos-1-1-1920x1080
Imagem: Eviart/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A semana começou caótica na Europa. Um apagão afeta a distribuição de energia e as redes de comunicação em todas as regiões de Portugal e da Espanha. Além disso, partes da França chegaram a ficar no escuro.

A queda de energia foi registrada por volta de 11h30 (7h30, no horário de Brasília). Ela causou o fechamento de estações de trem e do metrô, além de prejudicar as operações em hospitais e aeroportos.

Consequências do apagão

Em cidades como Lisboa, em Portugal, e Madri e Barcelona, na Espanha, o funcionamento das linhas de metrô foi interrompido. Na capital portuguesa, por exemplo, três trens foram evacuados, segundo rádios locais.

Ainda em território português, dezenas de voos precisaram ser cancelados. No aeroporto de Lisboa a situação é mais crítica, apesar do uso do gerador. As portas estão fechadas e muitas pessoas aguardam para poder embarcar. Já na Espanha, o tráfego aéreo foi reduzido ao mínimo.

apagão
Espanha e Portugal estão no escuro (Imagem: Hoyka Studio/Shutterstock)

Outra dificuldade foi verificada nos hospitais. Geradores estão sendo usados para manter determinadas áreas, em especial a de cuidados intensivos e de pacientes críticos, em funcionamento. Autoridades de Portugal e da Espanha estão trabalhando para normalizar o abastecimento de energia o mais rápido possível, mas não há uma previsão de quando isso pode acontecer.

Leia mais

Ataque hacker pode ter causado apagão?

  • O Ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, afirmou que o apagão pode ser consequência de um ciberataque.
  • No entanto, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) informou que não foram identificados, até o momento, indícios que apontem para ciberataque na falha da rede elétrica.
  • É importante destacar que tudo não passa de uma especulação até o momento.
  • E também ainda não se sabe oficialmente o que gerou a queda geral da energia na região.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: