Braço biônico sem fio tem mão removível que ‘anda’ sozinha

A britânica Open Bionics lançou dois novos modelos de mão para o Hero Arm, primeiro braço biônico sem fio e à prova d’água do mundo
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 01/05/2025 07h02, atualizada em 04/05/2025 09h45
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Open Bionics, empresa britânica de robótica, anunciou dois novos modelos de mãos para o Hero Arm, primeiro braço biônico sem fio e à prova d’água do mundo. Chamadas de Hero RGD e Hero PRO, as mãos são resultado de um processo que durou quatro anos e reuniu feedbacks de cerca de 1.000 usuários do Hero Arm.

Entenda: 

  • A Open Bionics lançou dois novos modelos de mãos biônicas para o Hero Arm, primeiro braço biônico sem fio e à prova d’água do mundo;
  • O Hero Arm usa sensores que detectam contrações musculares e transmitem os sinais para a prótese;
  • A Hero RGD, mão biônica feita com Nylon 12 e titânio, pode carregar até 35kg;
  • Já a Hero PRO é o modelo padrão de prótese, criada totalmente em impressora 3D;
  • As mãos do braço biônico são removíveis e podem “andar” sozinhas, e as próteses podem ser personalizadas em vários designs – incluindo modelos inspirados na Marvel, Disney e Star Wars.
Hero Arm é o primeiro braço biônico sem fio e à prova d’água do mundo. (Imagem: Open Bionics)

De acordo com a empresa, as novas mãos biônicas são duas vezes mais rápidas do que os modelos líderes do mercado. Em vez de chips implantados cirurgicamente, o Hero Arm usa sensores especiais sem fio chamados de MyoPods. Eles são colocados sobre o membro amputado e detectam contrações musculares específicas, transmitindo os sinais para a prótese.

Leia mais:

Mão biônica pode carregar até 35kg

Feito com Nylon 12 e titânio, o modelo Hero RGD foi criado especialmente para suportar cargas de até 35kg. O agricultor Conor Cox testou a mão biônica: “Tenho usado a Hero RGD do nascer ao pôr do sol para tarefas na fazenda. Seja para levantar objetos, remover palha com pás, carregar baldes de grãos ou trabalhar com água”, disse em comunicado.

Modelo Hero RGD pode carregar até 35kg. (Imagem: Open Bionics)

Já o modelo Hero PRO, feito em impressora 3D, foi testado pela influenciadora digital Tilly Lockey: “Os braços são muito mais fortes. Posso remover minha própria mão e fazê-la rastejar sobre uma mesa e voltar para mim, controlando-a por meio dos sensores sem fio no meu soquete. Agora tenho rotação de 360 ​​graus nos meus pulsos e também posso flexioná-los.“

Prótese de braço biônico sem fio pode ser personalizada 

A empresa ainda destaca que o Hero Arm pode ser personalizado de acordo com as preferências do usuário – incluindo até designs mais diferentões baseados na Marvel, Disney e Star Wars. Em 2024, por exemplo, um garotinho de 5 anos ganhou uma prótese no estilo do Homem de Ferro.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.