A busca pela fé ultrapassou as barreiras digitais e ganhou espaço em diversas plataformas. Dessa forma, não importa a religião, hoje existem diversos aplicativos e sites para praticar ou auxiliar usuários no mundo todo a estarem mais próximos de suas crenças.
No Brasil, por exemplo, o podcast mais ouvido no Spotify em 2024 é um devocional praticado por muitos fiéis. Contudo, além desses conteúdos partilhados em grandes plataformas de áudio e vídeo, há outras ferramentas disponíveis e, para diversas religiões. Confira a seguir 5 opções!
5 aplicativos para ajudar a praticar sua religião
1 – Liturgia diária
O Liturgia Diária é um app para católicos/Imagem Reprodução Simone Cordeiro (Olhar Digital)
Desenvolvido pela Comunidade Canção Nova, o aplicativo Liturgia Diária é voltado praticar a religião católica. Então, se é católico e deseja buscar mais meios de acompanhar a sua fé, saiba que esse é um dos aplicativos mais completos disponíveis para iPhone (iOS) e Android.
Entre as ferramentas oferecidas para os usuários estão:
Leituras bíblicas diárias: inclui reflexões do Evangelho em texto, áudio e vídeo.
Santo do dia: informações sobre santos e suas histórias.
Homilias: disponíveis em diferentes formatos para facilitar o estudo.
Oração e notificações: permite agendar horários para receber lembretes e estudar a Palavra.
2 – Glorify: Devocional & Oração
O app Glorify tem versão gratuita por 7 dias/Imagem Reprodução Simone Cordeiro (Olhar Digital)
Com mais de 20 milhões de downloads, o app Glorify é voltado para o público cristão que deseja manter uma rotina diária com devocional e oração. No entanto, a ferramenta também inclui música, adoração, conteúdo de atenção plena, citações diárias e a participação em uma comunidade para compartilhar experiências.
O Glorify é gratuito para download e oferece acesso a alguns recursos básicos sem custo. No entanto, para usar todas as funcionalidades é necessário adquirir um plano Plus. O recurso de áudio, por exemplo, só está disponível para os assinantes.
Mishná oferece um dos textos centrais do judaísmo/Imagem Reprodução Simone Cordeiro (Olhar Digital)
Voltado para os judeus, o app Estudo da Mishná em Português é ideal para praticar a leitura de um dos textos centrais do judaísmo, o Mishná. Dessa forma, o app oferece textos em hebraico e português, que inclui Mishnayot Kehati e comentários como Bartenura.
Além disso, o app Mishná também disponibiliza a navegação por sedarim, que permite explorar as seis ordens da Mishná, como Zeraim, Moed e Nashim, e recursos adicionais (Filosofia judaica, cantilação, Halakha, Gemara, entre outros). Disponível para Android.
4 – Plum Village – Atenção Plena
O Plum Village é direcionado para praticantes de meditação e Budismo Zen/Imagem Reprodução Simone Cordeiro (Olhar Digital)
O Plum Village – Atenção Plena é um app voltado para praticantes de meditação, bem como pessoas que praticam o budismo zen. Inspirado nos ensinamentos do mestre zen Thich Nhat Hanh e sua comunidade monástica, o aplicativo oferece práticas de mindfulness e meditação para ajudar os usuários a cultivarem paz interior e bem-estar.
Além disso, ele conta com recursos como meditações guiadas, palestras sobre filosofia zen e exercícios diários para integrar a atenção plena à rotina. O app está disponível gratuitamente para Android e iOS, e você pode saber mais sobre ele no site oficial.
5 – Muslim Pro
Muslim Pro é um aplicativo para praticantes do Islamismo/Imagem Reprodução Simone Cordeiro (Olhar Digital)
O Muslim Pro é um aplicativo popular entre muçulmanos que auxilia nas práticas religiosas e espirituais. Ele oferece horários de oração, chamadas de Adhan, direção para Meca e o Alcorão com traduções e recitações. Também inclui localizadores de mesquitas, restaurantes halal e conteúdos islâmicos variados, como filmes e séries.
O Muslim Pro está disponível para dispositivos Android e iOS, e possui uma versão gratuita com anúncios e uma versão premium que desbloqueia funcionalidades adicionais. Você pode saber mais sobre ele no site oficial.
Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.
Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.