Bola de fogo cruza os céus do Brasil: saiba o que é

Luz intensa passou por vários estados do país entre o fim da tarde e o início da noite desta quarta-feira (14)
Lucas Soares15/05/2025 08h52
bola de fogo
Registro do fenômeno em Bocaiuva, MG – Créditos: Renato Teixeira/Reprodução/BRAMON
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Olhar Digital noticiou na noite da última quarta-feira (14) a passagem de uma bola de fogo nos céus dos estados brasileiros de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia. Nesta quinta-feira (15), a BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) conseguiu analisar a trajetória do objeto e descobrir do que se tratava.

“As imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente detectado em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s”, explicou a BRAMON.

De acordo com o órgão, essa velocidade descarta a possibilidade de ser um meteoro convencional e é compatível com a reentrada de um corpo que estava em órbita terrestre.

Objeto luminoso cruzando o céu do Distrito Federal
Meteoro e lixo espacial são os mais cotados (Imagem: Reprodução/X/@maikxb217535 )

O que foi a bola de fogo vista nos céus do Brasil?

A análise da BRAMON revelou que o objeto provavelmente era o corpo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, lançado em agosto do ano passado como parte da missão que colocou o satélite AsiaSat 8 em órbita.

O objeto avistado seria, então, o segundo estágio desse foguete, que, após colocar o satélite em órbita, virou lixo espacial e permaneceu circulando a Terra até reentrar na atmosfera nesta quarta-feira.

A BRAMON alerta, no entanto, que existe uma margem de erro. Segundo o órgão, os cálculos foram feitos com base na última observação do objeto, que, nesse caso, ocorreu quase dois dias antes da reentrada. Apesar disso, com a ajuda de especialistas em cálculos orbitais, foi possível obter “um grau de certeza elevado quanto à identificação do corpo do Falcon 9 como responsável pelo fenômeno”.

Leia mais:

Confira todas a chuvas de meteoros de 2025

Recentemente, o Escritório de Ambiente de Meteoroide (MEO) da NASA divulgou a lista das chuvas de meteoros mais importantes de 2025.

Esses eventos acontecem todos os anos basicamente nas mesmas épocas, quando a Terra passa pela trilha de detritos deixados pela passagem de determinados corpos espaciais, normalmente cometas. Leia a matéria completa aqui

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.