Conheça os jovens talentos do Brasil entre os 100 prodígios do ano

Os jovens Nicolinha e JP Araújo estão entre as 100 crianças prodígios de 2025; no Olhar Espacial, eles contaram suas rotinas e sonhos
Garotos gênios JP Araújo e Nicolinha m entrevista ao Olhar Espacial
(Imagem: Olhar Digital)

Todas as sextas-feiras, ao vivo, a partir das 21h (pelo horário de Brasília), vai ao ar o Programa Olhar Espacial, no canal do Olhar Digital no YouTube. O episódio da última sexta-feira (16) (que você confere aqui) foi uma entrevista com os talentos mirins, João Pedro Araújo (JP) e Nicole Oliveira de Lima Semião (Nicolinha), confirmados pelo Global Child Prodigy Awards (GCP Awards) como parte dos 100 jovens prodígios de 2025. 

Continua após a publicidade

O GCP Awards reconhece crianças de até 15 anos que se destacam em áreas como artes, ciência, tecnologia, empreendedorismo, linguagens e outras dentre as 24 categorias contempladas. Criado para valorizar e dar destaque a jovens com habilidades especiais, essa instituição busca ajudar os gênios mirins a se conectar com as oportunidades certas para poderem gerar impacto significativo na sociedade. 

Neste ano, a cerimônia acontecerá no dia 26 de junho na House of Commons, a “Casa dos Comuns” do Parlamento Britânico, em Londres, Reino Unido. No evento, será lançado o Global Child Prodigy Book 2025, livro com as histórias dos 100 jovens talentos desta edição. 

O prêmio é considerado a primeira e única plataforma global dedicada a celebrar crianças com habilidades acima da média.  Segundo os organizadores, mais do que premiar, o evento quer inspirar. “Essas crianças provam que a idade não é um limite para transformar o mundo”, diz Prashant Pandey, fundador e CEO do GCP Awards, em um comunicado oficial enviado à imprensa.

Durante o Olhar Espacial, os jovens prodígios brasileiros que marcarão presença no evento contaram seu cotidiano, inspirações e sonhos. Segundo Marcelo Zurita, “o Brasil tem bons motivos para esperar um futuro brilhante”.

Nicole Oliveira e João Pedro Araújo, dois brasileiros selecionados entre as 100 crianças prodígio do mundo em 2025, foram convidados do Programa Olhar Espacial. Créditos: GCP Awards/Montagem: Olhar Digital

Leia mais:

Nicolinha: a garota prodígio em astronomia

A jovem Nicole Oliveira de Lima Semião, conhecida pelo apelido Nicolinha, é divulgadora cientifica e astrônoma mirim. Sua carreira é marcada pela identificação de asteroides e pelo ensino de ciências em suas redes sociais. 

Nicole desenvolve projetos de “ciência cidadã” – pesquisas em que o público não acadêmico colabora na produção cientifica. A jovem talento participou de desafios propostos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a NASA, e recebeu uma medalha de honra pela detecção de 31 asteroides.

Ela é embaixadora internacional do Asteroid Day – o Dia Internacional do Asteroide. O evento é comemorado anualmente em 30 de junho, dia sancionado pelas Nações Unidas para conscientizar a população sobre os riscos de impactos de asteroides. Os parceiros da instituição organizam eventos, criam material educacional e comunicam nas mídias sobre a importância desses pequenos corpos rochosos.

Em 2022, Nicolinha recebeu pela primeira vez o GCP Awards, em Dubai. A pequena cientista guarda seu troféu, certificado e livro até hoje. Na edição deste ano, ela pretende reencontrar conhecidos em Londres e aproveitar para visitar pontos turísticos.

Continua após a publicidade
Nicolinha recebeu seu primeiro prêmio da GCP Awards em 2022
Nicolinha recebeu seu primeiro prêmio da GCP Awards em 2022. (Imagem: Olhar Digital)

“Eu percebo que, por ganhar esse prêmio, posso inspirar outras crianças a estudarem mais e terem essa conquista também”, disse Nicole.

Além do mundo dos estudos, ela contou durante a entrevista que gosta de cantar, desenhar e atuar. Nicolinha também relatou que atualmente está estudando mandarim.

A família da jovem residia em Alagoas, mas se mudou para Fortaleza, Ceará, para que ela pudesse estudar no Colégio Farias Brito – um dos colégios de maior prestígio do Brasil. Segundo o estudo da SAS Educação, os alunos do Farias Brito tiveram o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na edição de 2023. 

Nicole pretende ser engenheira aeroespacial. No futuro, ela gostaria de trabalhar em agências espaciais como a NASA e a ESA, mas pretende continuar a ensinar astronomia e divulgar ciência em suas redes sociais.

Continua após a publicidade

JP Araújo: o gênio da matemática

O garoto João Pedro Araújo, de apelido JP Araújo, produz videoaulas de matemática e física para seus mais de 22 mil seguidores no Instagram. O gênio mirim reside atualmente em Fortaleza, mas é de Caucaia, município no litoral do Ceará.

A motivação do pequeno prodígio vem da possibilidade de levar o ensino para pessoas com menos acesso à ciência. Ele faz experimentos em seu canal junto ao irmão. “Faço experiencias para mostrar a todos que ser um cientista não é tão difícil quanto parece”, explicou.

O jovem passou em três vestibulares antes dos 12 anos: dois da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para os cursos de matemática e física, e um para o bacharelado em administração na Universidade de Fortaleza (Unifor). Segundo JP, o cotidiano na escola estava monótono e ele decidiu se desafiar. “Nem pensei duas vezes. Me inscrevi, fiz o vestibular e passei”, relatou.

Continua após a publicidade

João Pedro participou de duas edições da Olimpíada Brasileira de Física, quando esteve no 6° e no 7° ano do ensino fundamental. Agora, ele está estudando para a Seletiva da Olimpíada Internacional de Física e para o Torneio Brasileiro de Física. Em entrevista, JP disse que seu foco é nos desafios internacionais.

Aos finais de semana, o garoto brinca e prática esportes. Seu objetivo é produzir vídeo semanais, mas a rotina está agitada. “A minha vida sempre foi corrida, mas este ano está sendo muito mais”, comentou João Pedro.

Em seu cotidiano, o jovem estuda por meio de livros, sites e pratica para as olimpíadas. Ele usa a técnica pomodoro, que consiste em sessões de estudo de 25 minutos intercaladas por descansos de 5 minutos. Após quatro pomodoros, o estudante faz uma pausa longa, de 20 a 30 minutos.

JP Araújo pretende ser engenheiro aeroespacial e disse que gostaria de trabalhar na NASA. Porém, não quer deixar o ensino de lado, ele gostaria de ser também professor universitário no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Continua após a publicidade

“Me sinto muito gratificado. Me alegro por meu esforço ter sido reconhecido e, como sou fascinado pelo ensino, fico muito orgulhoso que o GCP Awards me premiou de uma forma que ressaltou o ensino de ciência para jovens. Fico feliz que eu posso inspirar outras pessoas a partir da ciência”, concluiu João Pedro.

Samuel Amaral
Samuel Amaral

Samuel Amaral é jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e estagiário de Ciência e Espaço no Olhar Digital.

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email