A segunda edição do “Prêmio Sócios-Mirins”, um programa da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AEITA), vai selecionar 10 crianças que se destaquem em áreas relacionadas a ciências, engenharia e inventividade, em especial a temas ligados ao setor aerospacial ou tecnológico.

Essas crianças vão fazer parte de um seleto clube de jovens talentos brasileiros, com o privilégio de poder conhecer de perto as instalações do polo aeroespacial brasileiro.

Imagem: Site AEITA

“Interesse nos estudos, vontade de vencer, sonho, conquistas, engajamento e como ser exemplo para a juventude serão pontos avaliados na seleção”, informa o site do projeto. Segundo a AEITA, o processo é realizado em duas etapas: uma pré-seleção a partir das fichas de inscrição e uma posterior entrevista online com os 30 candidatos pré-selecionados, que devem ter entre 7 e 14 anos completos em 2022.

De acordo com o ITA, a AEITA reúne os mais de 6 mil engenheiros formados pela instituição, “e tem por objetivo fomentar o engrandecimento da escola e da tecnologia aeroespacial no Brasil, bem como a promoção do desenvolvimento econômico, social e da educação”.

publicidade

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de junho, no site do concurso, podendo ser prorrogadas por no máximo 20 dias corridos, a critério dos organizadores.

Dos 10 títulos a serem concedidos, metade é para estudantes do grupo 1 (crianças de 7 a 10 anos) e a outra metade para o grupo 2 (jovens de 11 a 14 anos). Para mais informações, acesse o regulamento do concurso.

Leia mais:

Nicolinha foi a primeira sócia-mirim da Associação de Engenheiros do ITA

Em 2021, Nicole Oliveira, a pequena astrônoma amadora Nicolinha, de 9 anos, se tornou a primeira Sócia-Mirim da AEITA, depois de ter descoberto mais de 20 possíveis asteroides.

Nicolinha, que almeja ser engenheira aeroespacial, viu na oportunidade de ser uma cientista amadora a chance de já começar a tornar esse sonho real.

Cientista cidadã do International Astronomical Search Collaboration da agência espacial norte-americana (IASC/NASA) e do Ministério da Ciência, Tenologia e Inovações (MCTI), além de ser embaixadora do planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza (CE), Nicolinha participou recentemente de diversos eventos do ITA em São José dos Campos (SP), sendo recepcionada pelo presidente da AEITA, Rafael Rosa, e pelo diretor administrativo da associação, Danilo Miranda. Na ocasião, ela recebeu o Prêmio de Sócia-Mirim da entidade.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!