Novo supercomputador chega ao Brasil e fará a diferença na sua vida

O supercomputador vai começar a funcionar em junho, segundo estimativa do Inpe – e marca "nova era" para o órgão federal
Pedro Spadoni21/05/2025 07h04, atualizada em 21/05/2025 21h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) chegou ao Brasil na terça-feira (20). Segundo estimativa do órgão, o equipamento vai começar a funcionar em junho.

“Ok, mas e daí?”, você pode estar pensando. Bem, o equipamento vai melhorar a qualidade de um serviço importante prestado pelo Inpe: a previsão do tempo. Não só no sentido cotidiano – te informar se vai chover, por exemplo. Mas também na hora de enfrentar desastres naturais.

Supercomputador marca ‘nova era’ para o Inpe

O novo supercomputador vai ser usado para “previsões numéricas de tempo, clima e ambientais”, explicou a Coordenação de Infraestrutura de Dados e Supercomputação (COIDS), do Inpe, em nota publicada no site do governo federal.

Caixas com partes do novo supercomputador do Inpe
Novo supercomputador do Inpe vai ser usado para “previsões numéricas de tempo, clima e ambientais” (Imagem: Divulgação/Inpe)

Quando o supercomputador começar a funcionar, “representará um salto significativo na capacidade de processamento de dados do Inpe”, diz a nota. Ainda segundo o texto, o equipamento vai oferecer o seguinte:

  • Aprimoramento dos modelos numéricos de previsão do tempo e clima;
  • Desenvolvimento de simulações ambientais mais detalhadas e precisas;
  • Avanço no monitoramento e previsão de eventos extremos (secas, tempestades);
  • Fortalecimento dos estudos sobre mudanças climáticas.

A instalação do equipamento marca uma nova era para a capacidade computacional do Inpe.

Trecho da nota da Coordenação de Infraestrutura de Dados e Supercomputação (COIDS), do Inpe, sobre o novo supercomputador.

O novo supercomputador vai ser útil para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e para a Defesa Civil, segundo o Inpe. Além disso, vai ajudar os setores de energia e agricultura.

Chegada do supercomputador

O supercomputador do Inpe chegou ao Brasil no aeroporto de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo. Adquirido por meio de licitação pela empresa HPE-Cray em 2024, o equipamento custou R$ 25 milhões, segundo o Inpe.

Homem dirigindo empilhadeira carregando caixa com novo supercomputador do Inpe enquanto outro homem o auxilia em armazém
Novo supercomputador do Inpe chegou ao Brasil no aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo (Imagem: Divulgação/Inpe)

Até a conclusão da documentação alfandegária, que deve ocorrer nos próximos dias, o supercomputador vai ficar numa área restrita do aeroporto.

  • Para quem não sabe: a alfândega fiscaliza a entrada de mercadorias no país.

Leia mais:

Supercomputador Tupã, do Inpe
Novo supercomputador vai substituir o supercomputador Tupã, usado pelo Inpe desde 2010 (Imagem: Divulgação/Inpe)

Após a liberação aduaneira, o supercomputador vai ser levado para o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Ele fica numa unidade do Inpe em Cachoeira Paulista (SP).

Lá, o equipamento vai substituir o supercomputador Tupã, usado pelo Inpe desde 2010. Para você ter ideia, o novo supercomputador faz em alguns minutos o que o Tupã leva cerca de 23 horas para fazer.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.