Imagem: J. Richard Gott, Robert Vanderbei e David Goldberg, arXiv 2021 (CC BY)
Sabe aquele mapa mundi que conhecemos nas aulas de História e Geografia? Ele este errado. Ok, errado é uma palavra forte demais. Ele é, na verdade, impreciso.
Quem afirma isso são cientistas, professores, matemáticos e astrofísicos de universidades americanas. Eles explicam que isso acontece porque é impossível mostrar perfeitamente um mundo 3D em um plano 2D. E as diferenças principais ocorrem em relação ao tamanho dos países – como mostra o vídeo abaixo.
Leia mais
Para tentar corrigir essas distorções, esse grupo de especialistas acaba de criar o que eles chamaram de o mapa plano mais preciso da Terra.
O modelo mais preciso é uma criação de Richard Gott, professor emérito de astrofísica em Princeton. Em 2007, ele inventou um sistema para avaliar mapas com base no nível de distorção presente.
Esse sistema mostrou que a projeção Winkel-Tripel é uma das melhores, assim como a de Buckminster Fuller. Ambas, porém, ainda traziam algumas inconsistências, sobretudo em relação à distância entre as massas de terra.
A solução encontrada por ele foi um mapa de dois lados, um retratando os Hemisférios Oriental e Ocidental e o outro os Hemisférios Norte e Sul.
Olhando assim, esse parece ser o mapa mais esquisito de todos os tempos. De acordo com as medições do professor, no entanto, estamos diante do mapa mais preciso para medir distâncias entre dois pontos.
Você pode ler mais sobre a descoberta neste artigo científico disponível no servidor de pré-publicação arXiv. Texto feito com base em uma reportagem do Olhar Digital de 25/01/2024.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de maio de 2025 12:15