Carros da Tesla podem ficar com um cheiro peculiar com o passar do tempo

Problema no filtro de ar tem causado desconforto e revela fragilidades no suporte pós-venda da montadora
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 27/05/2025 19h43
Fachada da Tesla
(Imagem: Kittyfly/Shutterstock)
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Proprietários de veículos da Tesla têm relatado um problema recorrente relacionado ao sistema de filtragem de ar da cabine. Em diversos casos, os veículos começam a exalar um forte odor desagradável, comparado por motoristas a “meias suadas” ou “queijo vencido”, segundo informou o Electrek.

O mau cheiro, que tende a se intensificar em dias úmidos ou chuvosos, tem como causa principal o acúmulo de poeira, umidade e detritos nos filtros de ar. Embora a Tesla recomende a substituição desses componentes a cada dois anos, muitos usuários afirmam perceber os odores meses antes desse prazo.

Proprietários podem resolver o problema sozinhos

  • Diferentemente de outras montadoras, a Tesla adota uma abordagem voltada ao “faça você mesmo” (DIY, na sigla em inglês), incentivando os próprios proprietários a realizarem a troca dos filtros.
  • A empresa disponibiliza tutoriais em vídeo e instruções escritas em seu portal de assistência, válidas para os quatro modelos da marca (Model S, 3, X e Y).
  • Ainda assim, o processo pode ser considerado desafiador para quem não tem familiaridade com manutenção automotiva.

Troca do filtro pode não ser tão simples

A substituição requer o acesso a uma área de difícil alcance, abaixo do painel do lado do passageiro, além de ferramentas específicas — embora usuários relatem conseguir concluir o procedimento com ferramentas básicas, como uma chave de fenda.

Em muitos casos, a tarefa exige a ajuda de outra pessoa para iluminação adequada e apoio na desmontagem de partes do interior do veículo.

Veículo da Tesla em um pátio da montadora
Filtro de ar de carros da Tesla acumula críticas: manutenção difícil e mau cheiro antes do prazo (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

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Os filtros de reposição devem ser adquiridos separadamente. Como alternativa, os proprietários podem agendar o serviço em uma Central de Serviços Tesla ou solicitar o atendimento móvel da empresa, mas ambos os serviços são cobrados à parte.

Apesar das dificuldades, usuários relatam que a substituição resolve o problema do odor.

Ainda assim, cresce entre os proprietários a expectativa de que a montadora ofereça uma solução mais prática e duradoura, ou mesmo um atendimento mais proativo, especialmente considerando o posicionamento premium da marca no mercado.

A Tesla não se pronunciou oficialmente sobre a possibilidade de revisão da política de manutenção dos filtros ou a oferta do item como cortesia para os clientes afetados.

Fachada da Tesla, com o logo da empresa
Usuários relatam dificuldades com a substituição autônoma do componente (Imagem: Trygve Finkelsen/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.