(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)
Um novo recurso chega ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC), nesta terça-feira (27). Agora, você pode configurar solicitação automática para resgatar dinheiro esquecido em bancos, caso tenha.
Antes, os pedidos de resgate exigiam um procedimento manual. Agora, eles podem ser automatizados. Assim, o usuário “não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, explicou o BC, em nota.
Você precisa atender dois requisitos para configurar a solicitação automática no sistema do Banco Central. São eles:
Vale mencionar: O BC não avisa quando dinheiro é devolvido. E o crédito é feito diretamente pela instituição financeira na qual o dinheiro foi esquecido.
O Ministério da Fazenda informou recentemente que não há prazo para clientes resgatarem dinheiro esquecido em bancos. Você aprende como consultar neste passo a passo do Olhar Digital.
Na mesma nota, o BC informou que vai lançar, em dezembro de 2025, um sistema no qual a pessoa poderá informar que não quer abrir contas bancárias. O novo serviço foi instituído pela Resolução BCB nº 475, de 2025, informou o Banco Central.
O objetivo é evitar fraudes com identidade falsa. Também vai servir para barrar inclusões de: titular em contas conjuntas; e responsáveis em contas de pessoas jurídicas.
A pessoa vai informar isso no portal Meu BC. E vai ser algo reversível. As ativações e desativações ficarão registradas no sistema. O mesmo vale para consultas feitas por instituições financeiras.
Leia mais:
Após o lançamento deste sistema, as instituições financeiras serão obrigadas a consultá-lo antes de concluírem o processo de abertura de contas. O contexto burocrático para tanto foi:
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de maio de 2025 08:18