Tesla inicia testes de robotáxis no Texas — mas com humanos no controle

Veículos serão supervisionados remotamente por operadores, mesmo com promessa de autonomia total
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 28/05/2025 19h11
Logo da Tesla em um painel
Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após anos prometendo veículos totalmente autônomos, a Tesla deve lançar até o fim de junho uma frota piloto de cerca de 10 robotáxis Model Y em Austin, Texas — mas, ao menos por enquanto, com ajuda humana por trás. As informações são do InsideEVs.

Segundo analistas e vagas de emprego publicadas pela empresa, o serviço dependerá de teleoperação remota para garantir a segurança.

Como os humanos vão participar

  • Engenheiros serão responsáveis por monitorar e, quando necessário, controlar os veículos à distância, usando uma interface que integra realidade virtual.
  • Isso indica que, apesar do marketing de autonomia total, os robotáxis da Tesla começarão operando com supervisão humana ativa — prática semelhante à usada por concorrentes como a Waymo.
  • A Tesla ainda não divulgou dados de segurança do seu sistema Full Self-Driving (FSD), que segue sob investigação após dezenas de acidentes, alguns fatais.
  • Mesmo assim, Elon Musk afirmou que a empresa pode escalar para até 1.000 robotáxis nos próximos meses.
Fachada da Tesla
Empresa aposta em câmeras e supervisão humana virtual para sua estreia em mobilidade autônoma (Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock)

Leia mais

Tesla deve ter tecnologia diferente da usual em carros autônomos

A Tesla aposta exclusivamente em câmeras e inteligência artificial para guiar seus veículos, ao contrário de rivais que utilizam sensores como lidar e radar.

Curiosamente, apesar da recusa em adotar múltiplos sensores, a empresa agora segue um caminho híbrido com humanos “no circuito”, prontos para intervir sempre que necessário.

A estreia do serviço será restrita a um grupo de usuários convidados — e o mundo acompanhará de perto como a promessa da Tesla se traduz na prática.

Traseira de carro da Tesla vista bem de perto
Frota de Model Y começa a rodar em Austin com supervisão remota (Imagem: BoJack/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.