Conheça os pioneiros da astrobiologia no Brasil no Olhar Espacial

No Olhar Espacial desta sexta-feira (30), vamos "viajar no tempo" para conhecer os pioneiros da astrobiologia no Brasil
Flavia Correia30/05/2025 08h00
astrobiologiaOD-1920x1080
Olhar Espacial desta sexta-feira (30) embarca em uma viagem no tempo para descobrir os pioneiros da astrobiologia no Brasil. Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A busca por vida fora da Terra é uma das grandes aventuras da ciência moderna. Mas você sabia que, mesmo antes da era espacial e da consolidação da astrobiologia como campo de pesquisa, já existiam brasileiros que se dedicavam a investigar e a divulgar a possibilidade de vida em outros planetas?

No Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (30), vamos embarcar em uma viagem no tempo para descobrir os pioneiros da astrobiologia no Brasil. Venha com a gente conhecer as histórias fascinantes de três personagens visionários dos séculos XIX e XX que, mesmo sem os recursos tecnológicos de hoje, ousaram explorar as fronteiras do conhecimento e se perguntar: estamos sozinhos no Universo?

De relatos de viagens imaginárias a estudos sobre plantas marcianas, vamos desvendar as ideias e as contribuições desses precursores da astrobiologia brasileira, revelando como a curiosidade e a sua paixão pelo cosmos ajudaram a plantar as sementes para o desenvolvimento dessa ciência no país.

Para conversar sobre esse tema incrível, o programa recebe Edgar Indalecio Smaniotto, filósofo, antropólogo e pesquisador polímata, licenciado em filosofia (Unesp), mestre e doutor em ciências sociais (Unesp), especialista em coordenação pedagógica e gestão escolar (UGF), especialista em Ensino de Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul) e Egiptologia (Academia de Egiptologia). 

O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (30) recebe Edgar Indalecio Smaniotto para um papo sobre astrobiologia no Brasil. Crédito: Arquivo Pessoal

Smaniotto dedica-se à pesquisa em filosofia e história da astrobiologia, cosmismo, filosofia russa, transumanismo e filosofia da tecnologia. Foi professor convidado do primeiro curso de extensão em astrobiologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde lecionou sobre o Impacto Social da Astrobiologia. É membro da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (Astrobio) e astrônomo amador da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), além de membro fundador do Grupo Regional de Astronomia de Marília (GRAMA) e do Sistema Astronômico de Marília (SASTROM), instituições dedicadas ao ensino e divulgação da astronomia. Ele também é palestrante e escritor de ficção científica.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.