CEO do Airbnb promete transformar aplicativo em ‘rede social da vida real’

Ideia é que o aplicativo passe a oferecer também experiências lideradas por celebridades e serviços como chefs, fotógrafos e massagistas
Alessandro Di Lorenzo03/06/2025 11h32
airbnb-1-1920x1080
Imagem: Viewimage/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você provavelmente já ouviu falar e até mesmo usou o Airbnb. A plataforma permite o aluguel de moradias, seja de apenas quartos ou casas inteiras, conectando anfitriões e viajantes que buscam uma hospedagem temporária. 

Mas o aplicativo deve oferecer muitos outros serviços no futuro. Pelo menos é o que promete o CEO da empresa, Brian Chesky. Ele afirmou que está reposicionando a marca e pretende reestruturar completamente a ferramenta.

airbnb
Aplicativo oferecerá novos serviços (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

Projeto de reposicionamento da empresa

Em entrevista ao podcast Decoder divulgada no portal The Verge, Chesky revelou que o Airbnb vai passar a oferecer não só hospedagens, mas também experiências lideradas por celebridades e serviços como chefs, fotógrafos e massagistas. Tudo isso estará integrado à nova linguagem de design da plataforma.

O CEO ainda contou que a proposta faz parte de um projeto de reposicionamento da empresa. Foram realizadas várias pesquisas perguntando para usuários da plataforma que mudanças eles gostariam de ver no aplicativo.

Percebemos que as pessoas estavam reservando casas inteiras. As casas vêm com cozinhas muito grandes. Nem todo mundo quer cozinhar e, portanto, a cozinha muitas vezes não é usada. Então, e se alguém pudesse vir fazer comida para você?

Brian Chesky, CEO do Airbnb
airbnb
Ferramenta se tornará uma espécie de concierge de viagens (Imagem: AlesiaKan/Shutterstock)

Brian Chesky AINDA destacou que a ideia é tornar a ferramenta um espaço onde o usuário esteja realmente conectado ao anfitrião e com os serviços oferecidos ali. O diferencial, no entanto, é que tudo será real.

Eu realmente quero que o Airbnb comece a parecer mais uma rede social no mundo real. Tornamos essas experiências realmente sociais. Acho que pode ser a plataforma para nos conhecermos, nos conectarmos e apenas construirmos todo esse ecossistema em torno das pessoas, suas paixões, suas habilidades, seu tempo.

Brian Chesky, CEO do Airbnb

Leia mais

inteligencia artificial
CEO do Airbnb pretende ampliar uso da IA (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

O papel da IA no futuro Airbnb

  • Durante a entrevista, o CEO do Airbnb ainda ressaltou como a inteligência artificial vai ajudar na reestruturação do aplicativo.
  • Segundo ele, a IA será utilizada em todos os processos, facilitando a vida dos usuários.
  • Além disso, a tecnologia transformará a ferramenta em uma espécie de concierge de viagens.
  • Chesky também disse acreditar que os avanços tecnológicos não são totalmente bons ou ruins e que é preciso utilizá-los da maneira correta.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.