O que é um home lab e para que ele serve?

Quer turbinar suas habilidades em TI? Entenda como um home lab pode transformar sua casa em um laboratório de tecnologia
Por Irys Guimarães Gomes, editado por Layse Ventura 03/06/2025 06h20
Homelab
matéria homelab (Reprodução: Freepik/DC Studio)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já pensou em montar um laboratório de TI dentro da sua própria casa, com utilidade prática no dia a dia? Essa é a proposta do homelab – uma tendência que vem ganhando força ao redor do mundo. Quer entender como funciona e por que tanta gente está apostando nessa ideia? Leia a seguir!

O que é um homelab e para que ele serve?

Uma homelab (ou “home lab”) é um ambiente de testes e estudos montado em casa, com um ou mais servidores para experimentar ferramentas, praticar configurações, estudar redes, desenvolver projetos de forma prática, entre outros.

Ter uma homelab pode oferecer muitas utilidades como, por exemplo, rodar sistemas operacionais (como Linux e Windows Server), testar redes e serviços, aprender sobre containers (como Docker e Podman) e virtualização (VMware, Proxmox e VirtualBox).

A vantagem de ter uma homelab é autonomia e flexibilidade para aprofundar conhecimentos em um cenário realista, sem os riscos de um ambiente de produção.

Nela você pode hospedar sites, aplicativos, bots, realizar automações domésticas como, monitorar e gravar o que acontece sua casa, criar bancos de dados, nuvens pessoais para armazenar fotos, vídeos, filmes e documentos, usar softwares livres e controlar seus próprios dados e serviços sem depender de empresas terceiras.

Leia também:

O que é preciso para construir um home lab?

Para iniciantes não é necessário investimentos altos, um computador antigo ou reaproveitado do descarte de empresas, pode servir como base. A partir dele, é possível criar máquinas virtuais com ferramentas como VirtualBox, Proxmox ou VMware. Ter acesso à internet e um mínimo de conhecimento em redes e sistemas operacionais também é essencial para configurar os serviços.

À medida que o usuário ganha experiência, o homelab pode ser expandido com equipamentos de rede (como roteadores e switches), mini PCs (como Raspberry Pi) e servidores dedicados. É comum o uso de softwares como Docker para gerenciamento de containers, Home Assistant para automação doméstica, e até sistemas de monitoramento e segurança com câmeras conectadas.

Irys Guimarães Gomes
Colaboração para o Olhar Digital

Uma estudante de jornalismo apaixonada por livros, música, cinema e fotografia, hoje me aventuro escrevendo sobre o que amo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.